Notícia
Alunos de escolas municipais de Lorena usam a tecnologia para aprender artes, literatura e até mesmo alimentação saudável - 03/10/2017 17:19:28

Alunos de escolas municipais de Lorena usam a tecnologia para aprender artes, literatura e até mesmo alimentação saudável

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos professores da rede municipal de ensino de Lorena. Para ajudar os alunos a usar as novas ferramentas tecnológicas – requisito mais que indispensável nos dias de hoje – e ainda promover o ensino de forma lúdica e prazerosa, têm sido utilizados computadores, PC-Tablets, câmeras digitais e recursos de áudio e vídeo para abordar vários conteúdos pedagógicos, desde alimentação saudável até obras de grandes artistas.

É o que vem acontecendo, por exemplo, nas escolas municipais Geraldo José Rodrigues Alckmin, Mônica Sene do Nascimento Silva e também no Centro de Recursos Especiais, locais onde a tecnologia vem auxiliando na tarefa de ensinar às 149 crianças da Educação Infantil a importância de uma alimentação saudável em nosso dia a dia, com um cardápio cheio de verduras, legumes e frutas, evitando alimentos gordurosos, refrigerantes, balas e doces. Por meio da Internet, os alunos pesquisam imagens dos alimentos. Com o Editor de Desenho, separam essas imagens em saudáveis e não saudáveis. Por meio dos recursos de áudio e vídeo demonstram a importância de determinados alimentos e o perigo de outros; e depois, com o Processador de Texto, fazem uma lista dos alimentos mais importantes para garantir uma nutrição balanceada. Ao final das aulas sobre o tema, os pequenos vão confeccionar um livro com ilustrações sobre alimentação saudável a fim de compartilhar com os pais, em casa, tudo o que aprenderam na escola a fim de mudar possíveis maus hábitos na alimentação.

“As aulas são sempre alegres e interativas e grande parte dos alunos realiza intervenções com perguntas e colocações pertinentes ao tema trabalhado. Nota-se que eles já entenderam a importância de se alimentar adequadamente. Sem dúvida a oficina está trazendo resultados positivos e que não se restringem apenas ao ambiente escolar, pois os alunos têm divulgado tudo que aprendem para suas famílias”, comenta entusiasmada Susy Cálita da Silva, Mediadora de Informática Educacional da Planneta que desenvolve as oficinas junto às escolas em parceria com a Secretaria de Educação do Município.

Já nas escolas Hermínia Figueira Azevedo Almeida, Governador Mário Covas e também na Geraldo José Rodrigues Alckmin, 116 alunos do Ensino Fundamental I começaram a pesquisar textos de receitas culinárias para elaborar um livro, ao mesmo tempo em que aprendem mais a escrita e a oralidade das palavras. É nas aulas de Informática Educacional que as crianças utilizam o Editor de Desenho para ilustrar as receitas e criar novos desenhos; o Processador de Texto para listar as comidas; e a Internet para pesquisar imagens. Agora, por meio de uma Apresentação Multimídia, eles vêm organizando todas essas informações a fim de criar o livro digital. As atividades são registradas por eles com câmeras digitais.

“Os alunos têm mostrado interesse pela oficina, pois trata-se de algo que está no cotidiano deles. As aulas têm despertado o incentivo à leitura e escrita, além de aperfeiçoar os conhecimentos tecnológicos que são tão importantes”, conta Ana Paula de Alcântara, mediadora de Informática Educacional da Planneta.

Ainda nessas três escolas e também na Professor Ruy Brasil Pereira, os alunos do Ensino Fundamental I participam da oficina Personagens Conectados que visa estimular o contato com a literatura infantil de Monteiro Lobato, incentivando a leitura e a produção artística por meio de recursos tecnológicos. A obra do escritor selecionada foi O Sítio do Picapau Amarelo e suas divertidas histórias. Com o auxílio de diversos recursos tecnológicos, os alunos criam uma animação com uma técnica chamada Stop Motion, que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento.

As crianças fizeram todo o trabalho de pesquisa e criação da animação. Na internet pesquisaram sobre os personagens da história e fizeram uma listagem no processador de texto dos que iriam confeccionar, além de utilizarem o programa também para organizar o roteiro da animação. Com o editor de desenhos, criaram os cenários da história escolhida. Com a câmera digital em mãos, capturaram e organizaram diversas imagens para a confecção do Stop Motion, além dos registros das atividades desenvolvidas. Com recursos de áudio e vídeo gravaram a narração e os diálogos dos personagens; e com o uso de uma apresentação multimídia organizaram as imagens, textos e sons, e fizeram a finalização da técnica do Stop Motion.

“Apesar do tema Sítio do Picapau Amarelo ser comum em relação as histórias e personagens, direcionar os alunos para uma nova perspectiva em relação ao Stop Motion despertou bastante curiosidade e entusiasmo. Eles puderam aprender o processo de criação de uma animação utilizando diversos recursos tecnológicos”, aponta a mediadora de Informática Educacional da Planneta Bruna Cristina Honorato Ferreira.

Os alunos do Ensino Fundamental II também não ficam de fora do desenvolvimento de novas habilidades tecnológicas. Nas Escolas Municipais Professora Adelina Alves Ferraz, Padre João Renaudin de Ranville e Professor Ruy Brasil Pereira, a oficina Grandes Obras e Diferentes Recursos têm como objetivo desenvolver o gosto e o prazer pela arte explorando as características e a biografia da artista Tarsila do Amaral, utilizando os recursos tecnológicos de forma dinâmica e interativa.

Com o uso de programas de computador eles estão fazendo a releitura das obras de Tarsila do Amaral e redigindo uma autobiografia da artista, além de realizarem o registro das informações das obras e explorarem os recursos para a criação de um jogo da memória.

“A oficina está desenvolvendo a grandiosidade e importância do conjunto artístico de Tarsila do Amaral, mostrando para os alunos uma nova forma de trabalhar a arte utilizando a tecnologia”, conta Vanesca Raquel G. G. de Paula, Mediadora de Informática Educacional da Planneta.

Ao final do projeto os alunos irão levar para casa o jogo da memória criado por eles com imagens e informações sobre as obras de Tarsila do Amaral.

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)