Prefeitura de Cruzeiro apresenta projeto para alavancar a educação no município - 29/09/2017 17:26:39
Programas Família Participativa e Matemática Inovadora serão implantados na rede municipal de ensino a partir de outubro; lançamento foi realizado nesta quarta-feira, 27.
A Prefeitura de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, está investindo na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede municipal. Na última quarta-feira, 27, foi lançado o projeto EDEF – Educação, Desenvolvimento e Família, em solenidade, que contou com a presença do Prefeito Thales Gabriel Fonseca, do Secretário de Educação Carlos José Araújo do Valle, autoridades e profissionais das escolas Municipais. Evento ocorreu na Escola Superior de Cruzeiro (
R. Dr. José Rodrigues Alves Sobrinho, 191 - Vila Paulo Romeu).
O projeto está sendo implantado pela Secretaria de Educação em parceria com a empresa
Planneta. “Estou muito feliz com essa parceria. O nosso foco é potencializar o aprendizado e tenho certeza que, com esse projeto, os objetivos serão alcançados”, disse o Secretário de Educação da cidade, Carlos Valle, animado com o projeto.
O EDEF envolve a implantação de dois programas: Família Participativa e Matemática Inovadora. O primeiro tem por objetivo aproximar os pais do cotidiano escolar. Para isso, agentes educacionais farão visitas às casas dos alunos levando informações, orientações pedagógicas e dicas sobre como eles podem auxiliar os filhos, em casa, nas tarefas da escola. A expectativa é envolver os pais, tornando-os mais participativos e envolvidos no processo de aprendizagem de seus filhos.
O Prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, demonstrou sua confiança no projeto por meio de declaração no lançamento “O Programa Família Participativa será de suma importância para o município. As expectativas com relação a essa parceria entre nós e a Planneta são as melhores possíveis”
Para quem participou do evento de lançamento do projeto, o sentimento foi o mesmo. “A participação da família nas questões escolares é fundamental para o crescimento dos alunos. Sem esse envolvimento, é muito mais difícil conseguir bons resultados”, afirmou a educadora da rede, Luciene de Moura Silva.
Já o Programa Matemática Inovadora tem como foco enriquecer a prática pedagógica trazendo aos professores mais estratégias de ensino-aprendizagem. Outro objetivo é desmistificar o ensino da Matemática, tida como ‘bicho papão’ por muitos alunos. O primeiro passo é oferecer formação em modelo de oficinas aos professores, a fim de atrelar teoria e prática em aulas mais criativas, dinâmicas e atraentes aos alunos, com a ajuda inclusive de jogos e atividades lúdicas envolvendo a Matemática.
“Estamos constantemente buscando o fortalecimento da educação e acreditamos que essa parceria só tem a contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de nosso ensino”, comenta o Secretário.
O projeto EDEF – Educação, Desenvolvimento e Família inicia suas atividades a partir do dia 02 de outubro.