Contato com diversos instrumentos ajuda a desenvolver não só a musicalidade, mas também aumenta a capacidade de leitura, concentração e memorização
Por ser uma das manifestações artísticas mais acessíveis, estando presente no dia a dia de diferentes formas, a música é comprovadamente um importante instrumento de aprendizagem para as crianças. É pensando nisso que a Secretaria de Educação de Osasco, em parceria com a empresa
Planneta, oferece aos alunos da rede municipal oficinas de música, por meio do projeto Eu Tenho Futuro - Mais Tempo na Escola.
Nas oficinas, que acontecem no contraturno das aulas, os alunos podem, por meio de canções, rimas, ritmos e melodias, aprender um amplo repertório que engloba músicas eruditas, populares e tradicionais; em atividades que envolvem voz, instrumentos, movimento, brincadeiras cantadas e notação musical.
“Eles ainda desenvolvem a percepção de cooperação, respeito, união e trabalho em equipe, aprendendo muito além do aspecto musical. Diversas pesquisas mostram que o estudo de música aumenta as capacidades de leitura, concentração e memorização, sendo uma importante ferramenta para auxiliar na evolução das avaliações escolares”, explica Allan Charles, coordenador de música do projeto.
Nas oficinas de música, os alunos têm contato com diversos instrumentos, tornando as atividades ainda mais atrativas. De acordo com o Kássio Bezerra de Moura, mediador da oficina, “o uso desses recursos é um diferencial que enriquece o ensino, pois os alunos podem explorar diversas técnicas e possibilidades de compartilhar a musicalidade com seus colegas, além de habilidades de tempo, ritmo, compasso e as linguagens artísticas e culturais”.
O contato com os instrumentos musicais estimula ainda o interesse em conhecer mais a fundo a modalidade artística, possibilitando que o aluno conheça a música em seus mais diversos aspectos e tenha uma fundamentação teórica e prática.
As oficinas de música ocorrem juntamente com as aulas de teatro, dança, capoeira, judô, jogos cooperativos, jogos de tabuleiro, futebol, inglês, interação digital, jogos de linguagem e raciocínio. O projeto Eu Tenho Futuro – Mais Tempo na Escola é realizado nas 56 escolas municipais de ensino fundamental de Osasco.