Uma oficina que aborda o tema “África e a liberdade do brincar”, oferecida aos alunos das escolas da Prefeitura de Osasco nestas férias, vem fazendo o maior sucesso. Nesse contexto os alunos têm a oportunidade de confeccionar, sem cola, costura ou qualquer tipo de suporte as conhecidas bonecas Abayomi que vem da língua Iorubá (falada no continente africano) e significa “meu presente”. É confeccionada apenas com tecidos e malhas.
A oficina “África e a liberdade do brincar” é uma das que estão sendo oferecidas pelo projeto “Eu Tenho Futuro – Férias na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a Planneta, que vem promovendo uma série de atividades educacionais, recreativas e esportivas para os alunos.
Mediada por Daisy Monteiro de Almeida e Mércia Maria dos Reis, a oficina traz uma abordagem sobre ‘africanidade’ e a confecção da boneca Abayomi, inspirada nas mesmas bonecas feitas pelas escravas, com retalhos de suas saias, durante o transporte em navios da África para o Brasil. Com a confecção da boneca trabalhamos a contação de histórias e também música com a dança circular e percussão corporal. “O interesse dos alunos pela oficina é muito positivo, já que o preconceito racial é um tema que está sempre em pauta no Brasil”, lembra Mércia Reis, da Planneta.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular