Notícia
Alunos da rede pública de Taboão da Serra participam de Olimpíada com ajuda de aplicativo que gera imagens em 3D - 05/06/2017 14:20:40

Durante a preparação para as provas, os estudantes contaram com aulas diferenciadas, graças a um aplicativo que permite visualizar imagens em 3D

Alunos da rede pública de Taboão da Serra participam de Olimpíada com ajuda de aplicativo que gera imagens em 3D

Neste ano, alunos de oito escolas da rede municipal de Taboão da Serra ganharam um reforço e tanto para se preparar para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A novidade é um aplicativo que gera imagens em 3D e que permite conhecer o Sistema Solar por meio da realidade aumentada, deixando todos bem próximos de planetas, estrelas e satélites. O recurso tornou as aulas ainda mais interativas e diferenciadas e os alunos ficaram craques nos temas relacionados às provas da OBA, que aconteceram no final de maio.

As imagens em 3D causaram euforia e deu o que falar nas escolas. “É muito bacana ver o universo daquele jeito. É uma sensação nova, diferente. Usei pela primeira vez e pude olhar os planetas bem de pertinho. Foi incrível!”, contou o aluno Fernando, da EMEF Ana Mafalda Barbosa de Carvalho.

O aplicativo é o Malhando a Cachola, desenvolvido pela empresa Planneta – parceira da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia - com o objetivo de apresentar imagens em 3D dos planetas, do sol e da lua. Após a visualização, junto com as informações dos planetas, os alunos foram convidados a participar de um desafio com perguntas relacionadas às características que foram apresentadas; tudo de uma forma lúdica e interativa.

“O aplicativo fez toda a diferença na preparação dos alunos. Eles ficaram super empolgados, pois a realidade aumentada permite uma mistura entre o mundo virtual e o real. Acreditamos que os estudantes participantes tenham ido muito bem nas provas da Olimpíada”, comenta Elaine Malaspina, Coordenadora de Informática Educacional da Planneta.

Este é o quinto ano que os alunos de Taboão da Serra participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Eles já fizeram a prova de conhecimentos, que é a primeira fase do concurso. Agora virão as etapas de correção das provas, recebimento do certificado de participação e entrega de medalhas aos que se destacaram na competição. No ano passado, foram conquistadas 191 medalhas nesta competição, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A Olimpíada é aberta à participação de alunos de escolas públicas ou privadas de todo o país e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes em Astronomia, Astronáutica e Ciências e promover a divulgação de conhecimentos básicos de uma forma lúdica.

Por meio do programa “Informática Educacional”, os alunos participantes da Olimpíada puderam aprimorar seus conhecimentos. As atividades seguiram uma sequência lógica e gradual de assuntos, levando a Astronomia e a Astronáutica para o cotidiano das crianças de forma interativa, com a ajuda de recursos tecnológicos - projetor, notebooks, tablets e aplicativos.

Avaliação desta Notícia: 1 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)