São quase 500 computadores à disposição dos estudantes da rede municipal de ensino
O uso da tecnologia já faz parte do cotidiano de adultos e crianças e inserir essa ferramenta nas escolas é mais necessário a cada dia. Mas de acordo com a ONG "
Todos Pela Educação", 48% das escolas públicas brasileiras não têm computadores para acesso dos estudantes. A boa notícia é que, indo na contramão desta triste realidade, a Secretaria de Educação de Lorena, engajada em preparar seus alunos para o mundo globalizado e conectado em que vivemos, vem ampliando os recursos digitais didático-pedagógicos em sala de aula.
Hoje, por meio do projeto Informática Educacional, cerca de 7.000 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II têm acesso a 471 computadores em 33 escolas do município, ficando com a média de menos de 15 alunos para cada computador. Esse número é melhor do que a média na Região Sudeste, que registra 35 alunos dividindo o mesmo computador. E melhor, inclusive, do que a média nacional, que é de 34 crianças por computador.
"Eu curto as aulas de informática e acho que ajuda muito na nossa aprendizagem e também nas notas. Além disso, pude aprender a mexer em um computador", conta José Eduardo, aluno do 8º ano da E.M. Conde Moreira Lima.
E para que os alunos tirem o máximo de proveito da tecnologia, é fundamental que os professores sejam capacitados para que aprendam a usar todos os recursos digitais disponíveis, com o suporte pedagógico necessário para complementar o ensino de suas disciplinas.
Neste sentido, o projeto Informática Educacional supera também, em muito, as estatísticas nacionais, uma vez que apenas 2% dos professores brasileiros usam a tecnologia como suporte em sala de aula. Os dados são de uma pesquisa divulgada em 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – entidade oficial que coordena serviços da web no país – denominada TIC Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação na educação).
"Os cursos de conteúdos digitais que são oferecidos, todos os anos, nos estimulam a sonhar com esta "nova escola", mais dinâmica, que tanto desejamos e tão necessária nos dias atuais. Todos os professores podem participar e as novas técnicas me ajudam muito no trabalho docente", comenta Francisco da Silva Sobrinho, professor da rede pública de Lorena.
O projeto Informática Educacional vem sendo desenvolvido desde 2014 pela
Planneta em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas de Ensino Fundamental I e II de Lorena, oferecendo novas práticas pedagógicas aos alunos, educadores e gestores.