De terça a quinta desta semana serão abordados temas como a Educação 3.0, Metodologia de Aprendizagem Sistêmica e Inclusão educacional
Durante esta semana os educadores do
Centro de Educação Fundamental e Infantil Art Toledo, em Pindamonhangaba, terão a oportunidade de participar de palestras que promovem uma transformação na forma de educar. À medida em que a tecnologia se desenvolve, aumenta o desafio dos professores em trabalhar metodologias de ensino capazes de seguir as constantes mudanças e que revolucionem o modo de aprender dos estudantes.
Já nesta terça-feira (17), a partir das 8h30, o palestrante Ton Ferreira, mestre em Ciências pela USP e responsável por projetos educacionais e soluções inteligentes da Planneta, irá trabalhar conceitos como a
Educação 3.0: Desafios e oportunidades para a transformação da Educação.
“Com o aumento de ferramentas à disposição da aprendizagem, a educação trilha um caminho desafiante. Porém, sabe-se que a presença da tecnologia em sala de aula, não significa, de fato, inovação. Para conquistar mudanças no cenário educacional, é necessário promover um ambiente de trabalho colaborativo, com foco nas interações e no fazer coletivo”, explica o palestrante.
Na segunda parte do dia, a palestra terá como foco o
Raciocínio Lógico: como desenvolver de modo eficaz esta importante área.
O objetivo é fazer com que o ensino da matemática se torne menos complexo para os educadores da educação infantil e do ensino fundamental. Nesta palestra serão abordadas várias estratégias. Será abordado como despertar os diversos interesses pela matemática, uma vez que, se a metodologia não for realmente atrativa para os alunos, eles acabam perdendo o interesse pela disciplina e, consequentemente, não desenvolvem o raciocínio lógico e não expandem a linguagem matemática.
No dia seguinte, a coordenadora pedagógica da Planneta, Gisele Vitório, certificada internacionalmente pela Metodologia de Aprendizagem Sistêmica, ministrará a palestra
Aprendizagem Sistêmica Kagan: metodologia de aprendizagem cooperativa.
Ao longo do dia ela irá trabalhar, junto aos professores do Centro de Educação Art Toledo, uma abordagem de ensino cooperativo para que os alunos possam aprender o conteúdo curricular com seus pares, em consonância com suas habilidades sócio emocionais. Na formação da Aprendizagem Sistêmica, o professor se apropria, de maneira teórica e prática, das estruturas de aprendizagem que tornarão os alunos mais envolvidos com o conteúdo, ao mesmo tempo em que cooperam entre si.
Na quinta-feira (19) as palestras continuam. Neste dia o assunto gira em torno da inclusão, tema que tem gerado bastante reflexão junto aos educadores. Como fazer a inclusão escolar efetiva de alunos com deficiência? Cada vez mais se faz importante que prevaleça um único sistema educativo para todos e a palestra
Juntos pela Inclusão, ministrada por Natália Cortelli, psicopedagoga e consultora educacional em inclusão escolar de crianças com deficiência da Planneta, abordará atividades práticas e muita reflexão sobre o tema.
Sobre a Planneta:
A Planneta é uma empresa com ênfase no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, que tem como objetivo levar excelência à Educação Pública e Privada, focando no aluno de forma integral e tendo como agentes de mudança os professores, os gestores educacionais e as famílias.