Este ano oito escolas participaram da competição que é aberta à participação de escolas públicas e privadas de todo o país
Qual criança não sonha em viajar para o espaço, conhecer as estrelas e os planetas? Os alunos do Ensino Fundamental de seis escolas municipais de Taboão da Serra puderam vivenciar mais de pertinho esse universo participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). E o sonho tornou-se realidade para 191 destes alunos, que conquistaram medalhas na Olimpíada, que premia trabalhos de estudantes de todo o país.
Para se preparar para a OBA, os mediadores da Planneta, que em parceria com a Secretaria de Educação aplicam o programa Informática Educacional nas escolas, desenvolveram diversas atividades junto aos alunos, com foco nos conteúdos abordados na competição. Para isso, usaram ferramentas disponíveis no Laboratório de Informática, como pacote Office, editor de desenhos, internet, jogos, vídeos, apresentação multimídia e simulados online, a partir dos conteúdos disponibilizados no próprio site da OBA.
A escola municipal Prof.ª Ester Cordeiro de Souza, que participa há cinco anos da Olimpíada, foi a campeã de medalhas. Em 2016, conseguiu seu melhor desempenho, conquistando 173 medalhas (85 de ouro, 42 de prata e 45 de bronze), 108 a mais do que em 2015.
“Com os resultados positivos que a escola vem alcançando ao longo dos anos, pensamos em oferecer ferramentas diferentes daquelas com que os alunos já têm contato. Por isso buscamos parcerias para trazer o planetário móvel até a escola. Este foi o nosso diferencial para a participação em 2016. Com o engajamento deles nos estudos e pesquisas, o apoio das famílias e o envolvimento de toda a equipe da escola, conseguimos incentivá-los e assim alcançar esse resultado surpreendente”, conta Elisangela Ximenes, diretora da escola.
“Todas as atividades desenvolvidas no notebook, PC-Tablet e lousa digital foram imprescindíveis para o bom desenvolvimento e assimilação do conteúdo. Este ano foi preciso inovar, trazer recursos diferenciados como os simulados online e visitas ao planetário móvel. A empolgação dos alunos foi ímpar! Todos esses fatores contribuíram para o resultado excepcional que obtivemos”, disse empolgada Nathane de Castro, mediadora de Informática Educacional.
Já a escola EMEF Ayrton Senna conquistou oito medalhas, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze.
“Achei as aulas sobre o sistema solar muito legais, divertidas e interessantes. Aprendi sobre o sol, que antes pensava ser um planeta, mas que na verdade é uma estrela, a mais brilhante do Sistema Solar. Ganhar a medalha, ainda mais a de ouro, foi muito gratificante, uma grande felicidade conquistada por meio de muito esforço”, comentou Leonardo Vieira Prado Viviani, aluno do 3º ano da EMEF Ayrton Senna.
Essa foi a primeira vez que os alunos da escola Ayrton Senna participaram da OBA e, segundo a diretora, já foi possível ver o quanto a astronomia e a astronáutica despertaram o interesse das crianças.
“Mais do que competir, foi importante para os alunos participar, adquirir novos conhecimentos, abrir novos horizontes; ainda mais quando se trata de assuntos tão significativos e interessantes para todos nós, adultos e crianças. De uma forma prazerosa e envolvente, eles desenvolveram a curiosidade e a vontade de compreender cada vez mais o nosso universo”, comentou Rosangela Aparecida dos Santos Bastos, diretora da escola EMEF Ayrton Senna.
As demais medalhas foram conquistadas em Taboão da Serra pela EMEF Paulo Freire, que ganhou quatro de bronze; a EMEF Cecilia Meireles, que ganhou três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze; e pela EMEF Armando de Andrade, que ficou com três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze.
“O projeto OBA foi muito estimulante e enriquecedor para as crianças, que adquiriram um apetite maior em torno da astronomia e também em outras áreas como geografia, ciências e história, gerando desse modo uma vasta gama de conhecimentos, proporcionando aos alunos um crescimento cognitivo mais amplo”, disse Dina Mota, vice-diretora da EMEF Armando de Andrade.
Os vencedores na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) irão receber suas medalhas amanhã (19), às 11h, em cerimônia no CEMUR (Praça Nicola Vivilechio, 334 - Jardim Bom Tempo, Taboão da Serra).
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É aberta à participação de alunos de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o país. Todos os alunos e professores envolvidos nas competições, assim como os diretores escolares recebem certificados de participação ao final da competição, que é realizada durante todo o ano letivo.