Histórias em quadrinhos, receitas de festa junina e o Lobo Mau: o que eles têm em comum? - 26/07/2016 16:20:08
Com imaginação e criatividade, alunos de escolas municipais de Lorena desenvolvem o interesse pela leitura e escrita usando referências de seu cotidiano.
Não importa que idade as crianças têm, o mundo delas é sempre cheio de faz de conta e imaginação. Mas, muitas vezes, na fase da alfabetização, muitas sentem dificuldades em expressar sua criatividade”.
Foi pensando nisso que as equipes de mediadores do programa “Aluno em Tempo Integral”, desenvolvido pela Planneta, em parceria com a Secretaria de Educação de Lorena, têm trabalhado nas aulas de Informática Educacional de forma lúdica e interdisciplinar, para despertar ainda mais nos alunos o interesse pela leitura e escrita, e os ajudar a superar as dificuldades de aprendizado. E a tecnologia tem tido papel fundamental nesse processo.
Na Escola Municipal Geraldo Alckmin, por exemplo, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I embarcaram no mundo das histórias em quadrinhos para conhecer conceitos sobre os direitos e deveres das crianças. Durante a oficina “Histórias Digitais”, a tecnologia foi integrada como um recurso didático-pedagógico, onde os alunos pesquisaram o tema na internet e, em seguida, iniciaram a produção do roteiro para a criação de uma história em quadrinhos. Por meio do software “HagáQue”, que oferece ferramentas para a construção de imagens, personagens e cenário de quadrinhos, eles criaram sua própria história baseada nos direitos e deveres das crianças. Ao final do trabalho, houve uma exposição de todas as histórias criadas.
A Escola Municipal Professora Cyrene Leite de Almeida/CADEVI (Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais) também tem inovado na forma de trabalhar a construção textual. Aproveitando a época de festejos juninos, desenvolveu-se o projeto “Receitas de Festa Junina”. Durante as aulas de informática educacional, os 32 alunos da escola listaram os pratos que não podem faltar em uma festa junina. Depois, em dupla de alunos pesquisaram na Internet, em revistas e livros da biblioteca da escola o preparo de dois itens. Por meio do editor de texto, organizaram e formataram as receitas. Ao final, todas as receitas foram compiladas em um livro, que foi impresso e levado para casa, para que seus pais pudessem preparar as delícias.
E como aguçar a criatividade e, ao mesmo tempo, usar diversos gêneros textuais em apenas uma história? É o que foi testado com sucesso nas aulas de informática educacional na Escola Municipal Professor Ruy Brasil Pereira. Por meio do projeto “A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho” os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I trabalharam textos jornalísticos, bilhetes, cartas e receitas. Após lerem a história da Chapeuzinho Vermelho, as crianças usaram o mesmo contexto para criar no editor de textos diversos escritos, com base na estrutura textual de cada gênero estudado. Depois, para comemorar tantas novas versões para o clássico conto da menina e o Lobo Mau, foi feita uma gostosa confraternização em sala de aula.
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