Em busca da excelência no ensino, Guarujá lança Cadernos de Melhores Práticas da Educação Infantil - 06/05/2016 08:35:05
Material visa alinhar e organizar o aprendizado oferecido em todas as escolas do município
Um ensino de qualidade, organizado e inclusivo é o sonho de todos os pais que têm filhos em idade escolar. E isso está virando realidade nas escolas municipais de Guarujá. Por meio dos "Cadernos de Melhores Práticas da Educação Infantil" os educadores recebem instrumentos que guiam a construção de uma escola ativa, democrática, participativa, voltada para a inclusão educacional e social e, sobretudo, focada na aprendizagem e formação do aluno
Desenvolvidos pela Planneta, em parceria com a equipe técnica e gestora da SEDUC e os educadores de Educação Infantil de Guarujá, os Cadernos de Melhores Práticas foram fruto de um trabalho coletivo construído com base em subsídios fornecidos nos encontros de formação específica dos educadores das pré-escolas e creches, ocorridos de maio a setembro de 2015.
Alinhados à Proposta Curricular da Educação Infantil lançada em 2014, os quatro cadernos contemplam atividades e procedimentos relacionados, cada um, a um tema específico: Primeiríssima Infância, Arte, Educação Física e Diversidade. Todas as escolas de educação infantil do município receberam o kit e os educadores podem também baixar à versão digital por meio do portal http://guaruja.planetaeducacao.com.br/suportepedagogico.
“Acreditamos que, a partir da aplicação destas orientações, seja possível potencializar a qualidade já existente nos serviços prestados nas unidades escolares, com consequências positivas nas ações de educar e de cuidar, visando os desenvolvimentos cognitivo, afetivo, social e psicológico dos alunos atendidos e já identificamos que os cadernos se tornaram uma referência para outros municípios,”explica a Secretária de Educação do município, Priscilla Maria Bonini Ribeiro.
O caderno da Primeiríssima Infância aborda a importância dos primeiros anos de vida, através das fases iniciais de desenvolvimento da criança e das práticas enriquecedoras para a infância, realizando na rotina; o de Educação Física tem foco na adequação das aulas pelos profissionais especialistas orientados pelo desenvolvimento das faixas etárias; já o de Artes trabalha as formas de linguagem por meio da música, dança, teatro e artes visuais; e o de Diversidade aborda os princípios básicos de cidadania e tem como base a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes onde possam agir em conformidade com seus valores individuais.
“Após o lançamento da proposta curricular, os profissionais da Educação Infantil vão interagir com os cadernos, encontrando formas de transferir à prática e enriquecer a rotina diária. Este momento é um marco para o município que teve a oportunidade de construir um material com esta qualidade, retratando a trajetória percorrida e favorecendo a memória da educação”, finaliza a diretora de Educação Infantil da rede, Renata Coghe Carlos.
Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
AVALIE A NOTÍCIA
INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO
0 COMENTÁRIOS