Evento promovido anualmente pela Blackboard e pelo Grupo A Educação convida gestores de instituições de ensino a debaterem as tendências e desafios da educação.
A oitava edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que acontece no dia 12 de maio, é promovida pela Blackboard e Grupo A Educação, e contará com debates a respeito dos rumos da educação e do ensino centrado no aluno. O tema “O Ensino Centrado no Aluno" provoca os participantes com questões como “Inspirar é o novo educar?”, “Como você se conecta ao aluno?”, entre outras perguntas que vão ao encontro dos desafios da educação do futuro. Com apoio da SAGAH, empresa de soluções educacionais integradas do Grupo A, o evento será realizado no Insper, em São Paulo, onde gestores de Instituições de Ensino e especialistas em educação irão discutir, analisar e compartilhar experiências sobre melhores práticas educacionais, mostrando resultados e tendências do ensino com foco no estudante.
O Fórum de Lideranças traz palestrantes internacionais que falarão sobre as principais tendências e desafios da educação num contexto global. Entre eles, Dr. William Bill Ballhaus, novo CEO e Presidente da Blackboard, que também é conselheiro na UCLA (Universidade da Califórnia) e Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation; Matthew Small, Vice-presidente de Negócios Internacionais da Blackboard, um dos responsáveis pelo crescimento global da empresa fora dos EUA e Canadá e considerado um dos principais especialistas do mundo em tecnologias para educação. O evento contará, também, com a palestra de Oswaldo Morales Tristán, Diretor de Educação Online da Universidade ESAN, no Peru; Morales tem ampla experiência em consultoria de projetos internacionais, e falará sobre a “Gestão da a mudança cultural na adoção de novas tecnologias para educação”.
Entre os nomes nacionais, está o palestrante Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá e Diretor de Educação a Distância do Grupo Estácio. Com ampla experiência no setor público, onde foi Ministro Interino do Ministério da Educação, Mota discorrerá sobre a “Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais”, apresentando uma análise sobre a revolução tecnológica e como esta impacta o mercado educacional e os processos de ensino e aprendizagem. Ricardo Ramos Fragelli também integra a lista de palestrantes confirmados; O Professor dos cursos de Engenharia e do Mestrado em Design da Universidade de Brasília (UnB), apresentará o caso do “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa”, metodologia de aprendizagem ativa contemplada pelo Prêmio Santander Universidades, em 2015. O Método demonstra como foi possível melhorar o rendimento dos estudantes dos cursos de engenharia e matemática, e extrair resultados positivos num ambiente mais ativo e colaborativo para a Educação.
Além das palestras, a programação conta, também, com um Painel de Debates entre os palestrantes, que tem o objetivo de promover um maior diálogo e troca de experiências sobre os tópicos abordados durante as palestras e sobre as questões trazidas pelos participantes. A edição de 2016 do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação tem inscrições gratuitas, limitadas, e é voltada a líderes e gestores de Instituições de Ensino.
A iniciativa Desafios da Educação é uma parte importante das ações desenvolvidas pela Blackboard e o Grupo A Educação para promover um ensino que tem como prioridade a experiência e o sucesso do aluno. Para Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard, o papel da empresa é fomentar discussões que mostrem a importância do aluno como agente central do processo de aprendizagem. “São inúmeros os desafios que a educação brasileira enfrenta, e o papel da tecnologia é apoiar planos pedagógicos, novas metodologias, e facilitar o dia a dia de professores e alunos, garantindo uma rica experiência no ensino e aprendizagem”. O evento acontece anualmente no Brasil e em outros países da América Latina; neste ano, já foi realizada uma edição no México e o Fórum de Lideranças acontecerá ainda no Peru e no Chile.
Sobre o Fórum de Lideranças
Data: 12 de maio
Horário: 8h às 14h
Local: Insper
Endereço: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo
Palestrante: Dr. William Bill Ballhaus, CEO e Presidente da Blackboard; conselheiro na UCLA (Universidade da Califórnia) e Diretor Emérito do Conselho da United States Geospatial Intelligence Foundation
Palestrante: Matthew Small, Vice-presidente de Negócios Internacionais da Blackboard
Palestrante: Oswaldo Morales Tristán, Diretor de Educação Online e Professor de Administração na Escola de Negócios da Universidade ESAN, no Peru.
Tema: Gestão da mudança cultural na adoção de novas tecnologias para educação.
Palestrante: Ronaldo Mota, Reitor da Universidade Estácio de Sá, Diretor de Educação a Distância do Grupo Estácio; foi secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de secretário nacional de Educação Superior, secretário nacional de Educação a Distância e ministro interino do Ministério da Educação (MEC).
Tema: Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais
Palestrante: Ricardo Fragelli, professor dos cursos de Engenharia e Mestrado em Design na Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador premiado por instituições como o MEC (Ministério da Educação), MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e Prêmio Santander Universidades por estudos sobre novas metodologias para a Educação
Tema: Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa
Inscrições limitadas e gratuitas: clique aqui
# TOP 10 - Filmes para educadores
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular