A segunda fase dos vestibulares está cada vez mais próxima. Para quem conseguiu passar pela primeira etapa, é hora de se concentrar e revisar os principais conteúdos cobrados nas provas, além de estar preparado para fazer uma boa redação. Estar nervoso e ansioso é normal, mas tentar manter a calma é fundamental para não atrapalhar a própria concentração e, consequentemente, o desempenho na resolução das questões. Além da calma, outras dicas podem ajudar na hora dos estudos, e que valem não somente para os vestibulares!
Listo algumas abaixo:
- Faça um planejamento diário- Organize uma grade que determine o período de aulas, de estudos, de sono e também as atividades físicas e de lazer.
- Não procrastine- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Faça primeiro aquilo que é mais importante para seu sucesso.
- Fragmente seu estudo- Divida em tempos menores aquilo que você se propõe a estudar. Por exemplo, em vez de estudar ininterruptamente duas horas de uma determinada matéria, divida este tempo em sessões de 30 minutos.
Também é importante intercalar as matérias para não se cansar.
- Divida seu dia- Reserve os assuntos mais pesados e que necessitam de maior atenção para o início do dia e deixe os mais prazerosos para o fim do dia quando já está cansado e a cabeça já não processará informações tão complexas.
- Informe-se- Utilize-se de todas as fontes de informação, como jornais, revistas e blogs, e sempre se mantenha atualizado. Leia e assista a noticiários na televisão,pois além de se preparar para a redação ainda tirará de letra as questões de atualidades.
- Descanse - Quando estiver muito cansado, deite e durma ou faça uma pausa. Depois de algumas horas de descanso terá mais disposição e será mais produtivo.
- Evite distrações - Fique longe do celular e das redes sociais para evitar distrações na hora do estudo. Mantenha o foco!
- Utilize a internet com sabedoria – Na internet, é muito fácil se dispersar dos estudos. Por isso, é importante utilizá-la com sabedoria, somente para assistir vídeo-aulas. Depois, desconecte, usando-a apenas nas horas de lazer.
- Assista as aulas- O melhor momento da aprendizagem ocorre durante as aulas dentro da escola, onde manter a assiduidade e a atenção são o maior fator de sucesso.
- Refaça provas dos anos anteriores – Uma boa maneira de testar se você está estudando adequadamente é refazer provas das universidades almejadas dos anos anteriores em casa.
Para a redação, além de estar antenado nas notícias, lendo revistas e jornais, é preciso tomar cuidado com alguns erros muito comuns, como, por exemplo:
- Uso de gírias.
- Uso de termos bonitos, chamativos, porém fora do contexto.
- Troca de palavras: mau, mal ou mas, mais.
- Frases muito longas ao invés de curtas e simples.
- Uso de generalizações, quando o candidato imagina que todas as pessoas concordam com seu argumento. Coisa que não pode provar.
- Reprodução de frases de textos de outras pessoas sem citações, utilizando como se fosse dele.
Cynthia Wood, psicóloga e psicopedagoga clínica
# Estude nas melhores universidades do mundo: Bem-vindo aos MOOCs
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular