"Em um momento em que o mundo discute alternativas para evitar a escassez de água, as crianças da rede pública de ensino têm a oportunidade de refletir sobre a importância do uso consciente desse bem vital para o planeta"
No dia 26 de outubro, as crianças de São José dos Campos são contempladas com apresentações gratuitas de 13 Gotas, espetáculo do BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que percorre o país desde 2010 levando cultura a alunos da rede pública de ensino. As apresentações acontecem na EMEI Profº Domingos de Macedo Custódio e têm patrocínio da operadora logística TEGMA, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O nome 13 Gotas surgiu de um estudo realizado pelo Instituto Akatu, que demonstra que se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelos homens. ‘Apesar de o planeta ser coberto de água, nem todos sabemos qual volume pode ser utilizado’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.
O roteiro da peça, escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água, desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças aprendem como ocorre o ciclo das chuvas.
Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e por que é vital que esse bem seja utilizado de forma consciente.
Educação
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mariane Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.
Repertório
O repertório da companhia tem oito peças para crianças: Darwin BR; sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua criação; 13 Gotas, sobre um dos principais temas da atualidade: a importância da água; e Máquinas, sobre a história dos meios de transporte. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens. Agora, a companhia estreia o espetáculo Energia, sobre as diferentes fontes de energia.
BuZum!
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com números expressivos: são cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem a vocação de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo.
Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.
TEGMA
Há mais de 45 anos no mercado e atuação em todo o território nacional, a TEGMA é um dos maiores operadores logísticos do Brasil e a maior operadora da América Latina voltada para o transporte de veículos zero-quilômetro. A empresa tem como um de seus compromissos empresariais colaborar para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades em que está inserida, apoiando diversas iniciativas, principalmente aquelas ligadas à educação, cultura, saúde, esporte e meio ambiente.
Dia 26 de outubro (segunda-feira)
Local: EMEI Profº Domingos de Macedo Custódio
Rua Doutor José de Moura Resende, 372 - Vila Tesouro
Horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10, 14h50
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
# Campanha #EuPossoProgramar libera cursos gratuitos de programação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular