Notícia
Artista de 17 anos ganha exposição em Paris, mas Enem "impede" viagem - 20/10/2015 14:17:22

"Telas vão embarcar sozinhas", lamenta adolescente de Itapetininga (SP).Mostra será no mesmo dia do Enem, em shopping do Museu do Louvre.

A artista Clara Bandeira, de 17 anos, ganhou a chance de expor seus trabalhos em um shopping no subsolo do Museu do Louvre, em Paris, na França. As obras farão parte da exposição "Paris & Elas – Vertendo Luz", com outros 12 artistas brasileiros. Mas a euforia durou pouco tempo, pois a jovem não conseguirá embarcar para a exposição devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período da exposição, de sexta-feira (23) a domingo (25), coincide com o fim de semana em que é aplicada a prova. "Frustou, porque as telas vão embarcar sozinhas. Mas, mesmo assim, estou feliz por ter meu trabalho reconhecido", comenta a jovem de Itapetininga (SP).


Obra feita por Clara para uma exposição sobre os anos 70 (Foto: Arquivo Pessoal / Sandra Bandeira)


Clara é uma das 7,7 milhões de inscritos para o Enem. “Estou concluindo o ensino médio e para ingressar em uma universidade preciso fazer o exame. Estudei muito o ano inteiro e não dá para deixar de fazer a prova agora", afirma. A adolescente diz que quer estudar direito, design ou artes plásticas. "Estou indecisa ainda, mas provavelmente vou optar por design". Ela tentará faculdades públicas e particulares em São Paulo.

á a exposição da qual suas obras participarão é parte do evento Salon Art Shopping, que reunirá mais de 300 galerias do mundo todo no shopping do famoso museu de Paris.

Esta é a primeira vez que Clara vai expor internacionalmente seu trabalho. Uma obra foi pintada para uma exposição sobre moda dos anos 70. “Pintei uma mulher que representa a época. Cabelo armado e um óculos bem retrô”, diz. (Veja a obra acima)

Outro quadro foi pintado quando ela morou na Europa e, segundo ela, reflete um momento de mudanças. “Fui estudar na Inglaterra e morei sozinha por um bom tempo. Essa transição na minha vida gerou muita alegria e mudanças que nunca vou esquecer. Tentei transferir esses sentimentos na tela e o resultado foi este, um rosto colorido, que representa a alegria, mas com um ar preocupado”, comenta. (Veja a obra abaixo)

"Pintura vem de sangue"

Mesmo sem acompanhar a exposição, a artista é só orgulho para a família. Segundo a mãe, Sandra Bandeira, desde os 7 anos, a artista pinta quadros. Antes disso, já dava indícios de que seguiria a arte. “Clara é uma menina muito especial, não se contenta com respostas incompletas. Vai atrás, lê muito, pesquisa, é muito curiosa sobre seus interesses. Recebi um presente”, conta a orgulhosa mãe.

Para Clara, a oportunidade é única. “Desde muito pequena eu fazia esculturas inspiradas em programa infantil, fazia tudo que ensinavam. Minha mãe comprava os materiais e eu imitava. Depois, aos sete anos, comecei a desenhar e não parei mais. Tenho necessidade de desenhar e faço isso com muito prazer”, conta a adolescente.

Para a jovem, o gosto pela pintura é algo natural, já que é descendente de artistas. “Sou neta de uma artista plástica e bisneta de um desenhista que fazia desenhos com carvão. Então a pintura vem de sangue”, conclui Clara.


Colorido expressa alegria e o rosto preocupação, diz Clara (Foto: Arquivo Pessoal / Sandra Bandeira)

Fonte: G1


Leia também…

# Fique atento aos horários de provas do Enem

# Procedimentos de segurança são aprimorados para impedir fraudes


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)