Como parte do Programa de Atualização Profissional, no dia 22/9 os educadores das pré-escolas municipais de Guarujá participarão do último encontro de capacitação profissional no auditório da UNAERP com palestras em dois períodos: manhã (das 7h25 às 11h25) e à tarde (das 13h às 17h).
Nesta capacitação, cinco palestrantes, simultaneamente, falarão sobre temas que permeiam o universo pré-escolar e suas novas e diferentes formas de abordagem.
Na palestra sobre a “Diversidade na Educação Infantil”, os educadores serão convidados a refletir como trabalhar as reais necessidades na prática escolar, oportunizando comportamentos e atitudes diante das diferentes etnias, gênero, religião, cultura, meio ambiente, deficientes físicos e mentais, enfatizando assim o respeito, a igualdade social e a equidade.
Sob o tema “Alfabetização ou Letramento?” será destacado que na escola, é imprescindível que os educadores invistam em diversos estímulos, uma vez que, quando as crianças começam a perceber a escrita e a leitura, tanto a curiosidade quanto o interesse são ingredientes fundamentais para que o processo de alfabetização possa ser vivido de maneira lúdica, construtiva e prazerosa.
“A Importância das Linguagens Artísticas no Cotidiano Infantil” também será um assunto debatido, pois a criança, desde muito cedo, representa seu mundo por meio das linguagens artísticas e o trabalho com essas diferentes formas de se expressar ampliará a sensibilidade e a capacidade em lidar com diferentes elementos da arte como sons, ritmos, cores, movimentos, imagens e com a herança da cultura humana e de sua própria produção.
Conceituar o que é ler e o que é escrever e seus desencadeamentos para compreensão do SEA (Sistema de Escrita Alfabética) - a língua que utilizamos diariamente - será o tema abordado na palestra “Letramento na Pré-Escola”, trabalhando os aspectos notacionais (consciência fonológica) e os discursivos (gêneros textuais) da língua. Para um momento prático e de interação entre os participantes, será proposta a análise de jogos, literatura, vídeos, atividades, entre outros.
A palestra “Educador Físico para a Educação Infantil?” falará sobre a importância da educação física na Educação Infantil, que proporciona às crianças inúmeras experiências motoras que as possibilitam descobrir e redescobrir movimentos, elaborar e reelaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações, logo, é impossível educar integralmente sem levar em conta o ato motor.
No dia 24 será a vez dos educadores da Creche receberem capacitação profissional. A palestra “O Cuidado com o Currículo da Educação de 0 a 3 anos na abordagem Pikler”, será ministrada por Leila Oliveira Costa, pedagoga e mestre em educação pela Unicamp, além de especialista em educação de 0 a 3 anos pelo instituto Singularidades e concluinte do curso Introdutório da Abordagem Pikler Lòczy pelo Instituto Lóczy, em Budapeste, na Hungria. Ela mostrará como funciona a Abordagem Pikler que tem como princípios a autonomia, a relação privilegiada dos bebês com um adulto, o bom conceito do bebê sobre si mesmo e a boa saúde.