Morador de Araraquara (SP), Leandro Éricles foi premiado na modalidade.
Ao todo, Brasil levou 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze.
Um sentimento forte pelos traços que surgiu durante o segundo semestre do curso de desenho mecânico foi o responsável por trazer uma das medalhas de ouro para o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Morador de Araraquara (SP), Leandro Éricles, 19 anos, contou ao G1 nesta quinta-feira (20) que se preparou durante três anos para o evento.
O jovem recebeu a medalha na modalidade Desenho Mecânico em CAD durante a cerimônia de premiação que ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no domingo (16). “Quanto mais desenhos eu fazia, mais queria fazer. Então descobri que amava fazer aquilo e pedi uma chance para participar”, relatou o campeão.
Em sua primeira edição na América Latina, a competição reuniu cerca de 1,2 mil competidores de 59 países. A delegação do Brasil foi formada por 56 jovens de 17 a 22 anos. Com as vitórias deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), representante do país no torneio, acumulou 95 medalhas e 129 certificados de excelência desde 1983.
Orgulhoso por representar o Brasil e ser o melhor desenhista técnico do mundo, Éricles não deixou de exaltar o apoio da equipe. “Esse feito significa a premiação e coroação de um trabalho, de uma bela equipe que sempre me apoiou e disponibilizou tudo que o que foi preciso para chegar onde cheguei. Representa exatamente que o nosso trabalho foi bem feito”, contou o estudante.
Preparação
Éricles contou que a preparação para o evento durou cerca de 3 anos. Em 2012, ele foi selecionado para a etapa regional representando Araraquara, onde foi campeão e selecionado para o projeto ‘Top One’, que treina competidores para a etapa mundial. Após a participação no campeonato nacional, o estudante conseguiu vencer duas etapas para a seletiva do mundial.
“Fiz treinamento em Araraquara com professor Tales Breno Justino e depois em São Paulo com os instrutores George, Paulo e Guilherme. Por fim, passei cerca de um ano viajando para o Rio Grande do Sul para fazer treinamento com o expert mundial Fábio Souza e alguns técnicos de outros estados”, contou Éricles.
Brasil
A delegação brasileira conquistou sua melhor posição na história da competição com 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência, concedidos a competidores com alta pontuação.
Com isso conquistou o Top One no ranking dos 60 países participantes. E também se saiu vencedor em relação às duas últimas competições. Em 2011, em Londres, ganhou seis medalhas de ouro e ficou em segundo lugar no ranking. Na última competição, em 2013, em Leipzig, Alemanha, ficou apenas com quatro medalhas de ouro e o quinto lugar na classificação.
Fonte: G1
# Ministro diz que educação profissional é para o Brasil de hoje e do futuro
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular