Competição internacional de ensino técnico reuniu jovens de 62 países.Brasileiros conquistaram número de medalhas histórico na disputa.
O Brasil encerrou sua participação com o primeiro lugar no quadro geral de medalhas da WorldSkills, principal competição de educação profissional do mundo, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Esta foi a melhor colocação brasileira na história do evento, superando o vice-campeonato conquistado na Inglaterra, em 2011.
A edição de 2015 da WorldSkills foi a primeira, em 65 anos, a acontecer na América Latina. Aproveitando o fator casa, os competidores brasileiros acumularam o número recorde de 27 medalhas. Foram 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência, que são concedidos a competidores com alta pontuação, mas que não atingiram o pódio.
A competição teve início na quarta-feira (12) e a cerimônia de encerramento e premiação aconteceu neste domingo (16), no Ginásio do Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista. O Brasil subiu ao pódio em 27 profissões diferentes, como em joalheria, caldeiraria, soldagem e tecnologia da moda. A delegação brasileira era formada por 56 jovens, de 17 a 22 anos, representando diversas cidades do país.
O destaque individual da participação brasileira ficou por conta de Luis Carlos Sanches Machado Júnior, especialista em tecnologia automotiva. O jovem estudante do Senai foi o primeiro brasileiro a conquistar a maior pontuação geral da competição. Com a marca de 571 pontos, ele não foi superado por nenhum dos outros 1,2 mil competidores.
A próxima edição da olimpíada WorldSkills já tem data e locais definidos, e será mais uma vez realizada em uma região inédita. Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, foi a sede escolhida para receber a disputa entre os dias 14 e 19 de outubro de 2017.
Fonte: G1
# Por que não investem na gente?
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular