Em agosto, agentes educacionais iniciam novas visitas às famílias de alunos da rede municipal de Osasco - 06/08/2015 08:33:33
Oficinas educativas e o Programa de Informática Educacional também estarão de volta às escolas, colaborando para potencializar o aprendizado.
Uma boa infraestrutura escolar e professores bem capacitados são essenciais para uma educação de qualidade, mas só isso não basta. A família – e não só a escola –, tem papel fundamental na educação das crianças. E é preciso que os estudantes sejam estimulados com atividades culturais, práticas esportivas e o uso correto da tecnologia.
Neste retorno das férias, surgem novos desafios para envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizagem de seus filhos. Por isso, a Secretaria de Educação de Osasco, em parceria com a Planneta, continuará a desenvolver o programa de sucesso "Acompanhamento Educacional", que estreita as relações entre pais, alunos e professores.
Agentes educacionais visitam as famílias das crianças, conhecem o ambiente da casa, conversam com os responsáveis e passam orientações sobre como apoiar os filhos nos estudos, a fim de, junto com os professores, melhorar as habilidades e as notas. Em cinco anos, já foram realizadas milhares de visitas a pais de alunos. Os benefícios são visíveis. O programa tem gerado mudanças efetivas no comportamento e no aprendizado dos alunos.
Mas não é só o ‘Acompanhamento Educacional’ que vem melhorando o desempenho dos alunos em Osasco. Oficinas pedagógicas também são realizadas no contraturno escolar. São cinco modalidades: artes, matemática, alfabetização, jogos cooperativos e informática.
E como desvincular a tecnologia da vida escolar das crianças se aparelhos como smartphones, tablets e notebooks despertam cada vez mais a atenção delas? Para um ensino dinâmico e mais moderno, a Secretaria de Educação de Osasco oferece equipamentos de última geração, como os PC-Tablets, que apoiam as atividades desenvolvidas em sala de aula. O programa de Informática Educacional também utiliza a tecnologia como recurso estratégico para potencializar o aprendizado.
A secretária Municipal de Educação de Osasco, Régia Gouveia Sarmento, enfatiza que o uso de recursos tecnológicos propõe a alunos e professores da Educação Infantil uma diversidade de possibilidades, abrindo novas portas para o ensino. “A tecnologia desperta cada vez mais a curiosidade dos alunos. E é imprescindível que, para esta faixa etária, os educadores tenham o objetivo de propor sempre aos alunos uma novidade e fazer com que aprendam de forma colaborativa e significativa”, conclui.
Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
AVALIE A NOTÍCIA
INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO
0 COMENTÁRIOS