Em nova temporada da série Entrevista, o jornalista Antônio Gois conversa com especialistas sobre as 20 metas estabelecidas no plano federal, que visa a universalização do atendimento escolar e a erradicação do analfabetismo no país.
No momento em que o lema do governo federal “Brasil, Pátria Educadora” ganha destaque no noticiário nacional, sobretudo diante da mudança de liderança no Ministério da Educação, o Futura lança luz sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), em nova temporada da série Entrevista. A partir do dia 13 de abril, às 20h30, o jornalista Antônio Gois recebe, de segunda a sexta-feira, profissionais ligados ao tema para discutir as 20 metas estabelecidas no PNE.
Nos 20 episódios do programa, cada convidado vai abordar um dos pontos do plano. Educadores, que lidam com o dia a dia da sala de aula, também participarão da atração por meio de perguntas. Para aumentar o alcance da série, as entrevistas, com duração de 15 minutos cada, ficarão disponíveis na internet em www.futura.org.br/entrevista .
O PNE envolve desde a educação infantil até o ensino superior, com atenção para questões como a educação inclusiva, a melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a formação e o plano de carreira para professores, assim como a gestão e o financiamento da educação. Por acreditar no papel fundamental da educação para o desenvolvimento do país, o objetivo do Futura com o lançamento do programa é promover uma reflexão sobre o ensino no Brasil, como salienta o gerente-adjunto do canal, João Alegria.
“O Futura tem um compromisso com a educação no Brasil e todos os dias se conecta às famílias brasileiras e a mais de 2 milhões de educadores que acompanham a programação do canal. Séries como essa contribuem para que toda a sociedade se entenda como responsável pelo ensino das crianças e dos jovens e se prepare para entender os desafios da educação. Assim, as pessoas podem contribuir fazendo a sua parte para que tudo mude para melhor”, avalia João.
O programa valoriza também a pluralidade, uma das premissas do canal, ao dar voz a diferentes atores social, como conta Antônio Gois. “A gente buscou ter perfis ecléticos, diversificados. Chamamos gestores, especialistas, acadêmicos e representantes de fundações, que refletiram sobre a realidade da sala de aula, da formação do professor e da qualidade da educação como um direito”, informa o jornalista, especializado na cobertura de educação há cerca de 20 anos.
Dentre os entrevistados, estão representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Paulo Montenegro, Instituto Ayrton Senna, Movimento Todos Pela Educação, ONG Escola de Gente e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Série ENTREVISTA – nova temporada com o apresentador Antônio Gois
Estreia: 13 de abril, segunda-feira, 20h30
Exibição: segunda a sexta-feira, 20h30
Reprises: sábados e domingos, às 14h45
Duração: 15 min
Acesse o site do Canal Futura para obter mais informações.
Fonte: Canal Futura
# Renato Janine Ribeiro, o novo ministro da Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular