A primeira edição de 2015 do Colóquio Kairós, promovido pelo curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo e pela Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), terá como tema “Para que lembremos”. O evento, que será no dia 19 de março, às 19h30, contará com Karel Reynolds e Connie Davies, diretora e coordenadora do Museu do Holocausto WFCS da Carolina do Norte, Estados Unidos, respectivamente. O Colóquio é aberto ao público e a entrada é gratuita.
As palestrantes mostrarão qual a visão do trabalho realizado pelo Museu e seus propósitos, além de abordarem o subtema “A Responsabilidade Estatal na Preservação dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos”.
De acordo com o coordenador do curso de Filosofia da Metodista, professor Wesley Dourado, “a palestra tem por finalidade tratar do holocausto, posto que sua memória segue inspirando ações que respeitem a vida, a diversidade e a liberdade. Deste modo, não se trata de uma memória ressentida, mas a lembrança para que dediquemos todos os esforços para resistir o que impede a vida”.
Como parte da programação, no hall da Biblioteca Central da Universidade haverá uma exposição de telas trazidas pela equipe do Museu do Holocausto.
Confira o currículo das palestrantes:
Karel A. Reynolds, além de diretora do Museu do Holocausto WFCS, Carolina do Norte, é mestre em Estudos de Genocídios e Holocausto; especialista em Educação e Programas Escolares sobre Holocausto. Professora, pesquisadora e palestrante internacional em assuntos referentes à História do Holocausto; O Holocausto e o Direito; O Ódio Radicalizado; Os Crimes de Ódio no Século XXI; O Julgamento de Crimes de Guerra em Nuremberg; A Legislação Universal relativa aos sobreviventes do Holocausto.
Connie Davies, além de coordenadora do Museu, é professora do governo norte-americano, com especialização em Direitos Fundamentais sustentados por Democracias em contraste com governos totalitários que violam os Direitos Humanos. Tem ampla experiência em suporte a Escritórios do Congresso dos Estados Unidos da América, tendo atuado, por nomeação do governador da Carolina do Norte, em vários casos envolvendo desrespeito aos direitos fundamentais.
Serviço:
Colóquio Kairós – “Para que lembremos”
Quando: 19/03/2015 (quinta-feira), às 19h30.
Onde: Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.
Exposição de quadros: hall da Biblioteca Central, a partir das 18h.
Entrada gratuita – será fornecido certificado de participação.
Fonte: Universidade Metodista de São Paulo
# Estudantes de escola católica pressionam arquidiocese a ensinar tolerância
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular