Ações de incentivo são criadas para celebrar o Dia Mundial do Autismo.
Em 18 de dezembro de 2007, as Nações Unidas declararam o Dia 2 de Abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo - WAAD (sigla em inglês). Nessa data também designaram a cor azul como sendo a cor do Autismo. Essa iniciativa ocorreu para chamar a atenção da sociedade e ajudar milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas ou que estejam procurando ajuda.
Para celebrar a data criaram a Light it Blue, que é uma campanha internacional para que monumentos, prédios e outros locais residenciais ou comerciais sejam iluminados de azul para ajudar na conscientização. Todos os anos as organizações celebram o dia, em todo o mundo, com ações e muitos eventos. No Brasil, a data já foi lembrada com a iluminação de vários prédios e monumentos importantes espalhados pelo País, entre eles: Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras em São Paulo, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Congresso Nacional, em Brasília, Elevador Lacerda na Bahia e o prédio da Justiça Federal, na Paraíba, entre tantos outros. No restante do mundo, outros importantes pontos acenderam sua “luz azul”, tais como o prédio Empire State, em Nova York e a CN Tower, em Toronto.
No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas com TEA e muitos, ainda, sem diagnóstico. Além de facilitar o diagnóstico, a campanha de conscientização sobre o autismo é importante, porque irá ajudar as pessoas a procurarem tratamento adequado, facilitar a inclusão e combater o estigma por parte da população e contribui para que sejam criadas políticas públicas.
A maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas referente ao Transtorno do Espectro Autista - TEA. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce.
Para celebrar a data a ONG ONG Autismo & Realidade acaba de lançar a Campanha mundial Light It Up Blue, que visa solicitar a todas as pessoas que iluminem de Azul a sua cidade no dia 02 de Abril de 2015.
Em 2014 milhares de pessoas participaram no mundo inteiro, iluminando mais de 10.000 edifícios e monumentos de 136 países na cor Azul. O Brasil inteiro participou com ações criativas, enviando inúmeras fotografias e mensagens para a A&R.
Em 2015, no oitavo ano da campanha, a ideia é tornar este evento ainda maior, e por isso, a A&R está promovendo novamente algumas iniciativas, dentre elas, a divulgação da “hashtag” #LuzAzul criada na Argentina e no Equador, juntamente com outros países da América Latina, para ser divulgada nas redes sociais. Além dessa ação, a ONG que as pessoas tirem fotos com seus amigos e familiares com roupas da cor azul, e, que enviem as fotos para a ONG, que irá divulgar, e, também, incentiva comércios e domicílios à colocarem luzes ou enfeites azul ao redor das casas.
CORRIDA E CAMINHADA
A ONG Autismo & Realidade também está promovendo a 4ª CORRIDA E CAMINHADA AUTISMO & REALIDADE.
Essa é uma ação beneficente que reverterá a verba arrecadada para capacitação e pesquisa sobre o tema.
No domingo, dia 19 de abril, às 8 horas, acontece o evento no Centro Histórico de São Paulo (Vale do Anhangabaú).
A maratona será dividida em duas etapas: corrida de 8 km e caminhada de 4 km. Apesar das inscrições serem gratuitas, a ONG Autismo & Realidade espera receber doações, todo dinheiro arrecadado será revertido para ações de capacitação e pesquisa em prol da Autismo & Realidade Associação de Estudos e Apoio.
Serviço
Data: 19/04/2015
Local: Centro Histórico de São Paulo (Vale do Anhangabaú).
Horário: 8h
Mais informações em: www.autismoerealidade.org .
Fonte: MD Assessoria & Comunicação
# Professores da rede pública de SP aprendem a identificar distúrbios psicológicos
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular