O subdiretor-geral de Educação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Qian Tang, defendeu nesta quarta-feira (04/03/2015) a criação de indicadores educacionais internacionais para medir a qualidade do ensino. Tang destacou que esses indicadores serão necessários para monitorar as novas metas mundiais de educação no período 2016-2030, que serão mais focadas na aprendizagem dos alunos. As metas fazem parte da chamada agenda pós-2015, ainda em fase de discussão.
Tang falou sobre o tema em conversa com jornalistas no escritório da UNESCO no Brasil, em Brasília. “Nesta nova agenda, vamos propor alguns indicadores para ver se os países-membros concordam. Se concordarem, vamos ajudá-los a coletar esses dados”, afirmou ele, lembrando existirem nações que ainda enfrentam dificuldades para produzir estatísticas educacionais.
O subdiretor-geral não detalhou como funcionarão os novos indicadores, já que o assunto está em discussão global. Ele lembrou, porém, que a mobilização internacional dos últimos 15 anos priorizou o acesso à escola, que é medido pela taxa de matrículas. Na agenda pós-2015, a ideia é dar mais ênfase à qualidade.
As novas metas para o período 2016-2030 serão debatidas no Fórum Mundial de Educação 2015, de 19 a 22 de maio, em Incheon, na Coreia do Sul. Ao mesmo tempo em que buscará melhorar a qualidade do ensino, a nova agenda terá que lidar com as metas de acesso não atingidas nos últimos anos.
“Hoje temos muito mais crianças na escola do que há 15 anos. Mas os objetivos não foram atingidos por muitos países. Ainda temos 60 milhões de crianças fora da escola, a maioria meninas. E cerca de 800 milhões de adultos que não leem nem escrevem”, disse o subdiretor-geral.
Um balanço dos avanços alcançados pelos países que se comprometeram com as metas do compromisso Educação para Todos será divulgado em 9 de abril de 2015. Essas metas foram traçadas em 2000, no Fórum Mundial de Educação, em Dacar, no Senegal. Anualmente, a UNESCO divulga relatórios sobre o progresso de cada país. No próximo dia 9 de abril, será lançada a última edição do Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, com o balanço final.
Fonte: ASCOM Unesco
# Dia Mundial da Internet Segura alerta jovens para cuidados no ambiente virtual
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular