De acesso livre e publicada em quatro línguas, a enciclopédia reúne artigos de pesquisadores sobre 33 temas relacionados ao desenvolvimento da criança, desde a concepção até os seis anos de idade
A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) lançam a versão em português da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, CEDJE) e a Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (em francês, RSC-DJE), de Montreal, Canadá.
A nova plataforma, mais amigável, traz também vídeos explicativos curtos sobre temas complexos tais como agressividade e transtornos de atenção.
“O objetivo é tornar público o material produzido por uma rede internacional de especialistas que coletam, resumem e comentam, conforme seu campo de especialização, os conhecimentos científicos mais recentes sobre o desenvolvimento na Primeira Infância, período de vida da criança que vai da gestação até os seis anos de idade”, afirma Eduardo Queiroz, diretor presidente da FMCSV.
O conteúdo, disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês), está dividido em seis grandes temas: “Comportamento”, “Educação e aprendizagem”, “Saúde e nutrição”, “Gestação”, “Família” e “Serviços e política”, abordando as questões “Qual é sua importância?”, “O que sabemos?” e “O que pode ser feito?”.
Além da uma versão mais completa sobre os assuntos tratados na Enciclopédia, estão disponíveis também uma síntese e links para a visão de especialistas sobre o tema. Outro diferencial apresentado é a disponibilidade de folhetos informativos, produzidos de maneira resumida e em linguagem acessível, voltados especificamente para orientar ações concretas junto às crianças, abordando temas como: apego, agressividade, aleitamento materno, disciplina, choro, habilidades parentais, entre outros de interesse de pais e cuidadores.
Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Fundada em 1965, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal tem na promoção integral do desenvolvimento da primeira infância (0 aos 6 anos de idade) seu principal foco de atuação. A entidade mantém diversos projetos de incentivo ao desenvolvimento das crianças nessa faixa etária, como projetos de intervenção social em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento na primeira infância.
Fonte: CDN – Comunicação Corporativa
# São Paulo sediará Semana Internacional da Primeira Infância
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular