Projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos estudantes e a conscientização sobre o tema
Não há forma melhor de aprender do que criando conteúdo. Foi com esse pensamento que os mais de 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. Leda Maria Bilard de Carvalho, de Lorena – SP, assumiram a redação de jornal dentro da escola e escreveram um informativo temático sobre Bullying, uma iniciativa que trouxe muitas experiências e ensinamentos para os jovens estudantes.
O projeto teve início em outubro e será encerrado no próximo dia 27 de novembro com a distribuição e apresentação do jornal para toda a escola. “Para mim, estudar sobre notícias atuais é muito importante. Estudamos sobre o ser humano, e que devemos respeitar e saber que palavras machucam muito também. É importante saber ser amigo na escola, porque é aqui que passamos a maior parte do tempo e vivemos”, diz a aluna Marina Rayane, que ajudou a escrever o jornal.
O informativo foi desenvolvido durante as aulas de informática educacional. Para isso, a escola contou com a parceria entre a Prefeitura e a empresa especializada em educação e tecnologia, Planeta Educação, que auxiliou durante a utilização dos recursos como processador de textos para redação, apresentação multimídia, pesquisas na internet, projeção de reportagens jornalísticas e o registro de todas as atividades para documentação.
Durante as aulas, os alunos puderam aprender sobre as principais características do Bullying, discutindo sobre as formas de violência proporcionadas pela prática. Além disso, também foi debatida a existência do CyberBullying e a importância de se usar a tecnologia com consciência. Tudo isso, aliando pesquisa e conhecimento sobre o funcionamento de uma redação de jornal.
“O objetivo foi despertar, na prática, uma consciência antirracista, sem preconceitos ou intolerâncias, visando o bem-estar coletivo. Buscamos trabalhar esse tema trazendo casos reais de Bullying para despertar no aluno o senso crítico e consciência de cidadania, respeito e generosidade com o próximo. Com isso, demos todos os subsídios para que eles pudessem analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico, além de aprenderem a questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação”, explica a mediadora de informática educacional, Monique Sant’Anna Anselmo.
Segundo a educadora, a iniciativa foi positiva no sentido de desenvolver o aprendizado. “É um estímulo excelente para os alunos. O objetivo dessa iniciativa é mobilizar toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações de ensino que usem a aplicação da língua portuguesa e que alcance o maior número de alunos possível”, avalia a professora Rosemary Maria de Souza.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular