Notícia
Bett 2014: entrevista com Eduardo Monaco sobre desafios em tecnologia educacional - 21/11/2014 16:31:49

Durante o evento Bett Latin America conversamos com diversos profissionais e líderes que atuam na área de educação e tecnologia, entre eles Eduardo Monaco, Gerente de Soluções Educacionais da Cengage Learning Brasil, empresa que atua com soluções em aprendizagem em 140 países e, no Brasil, também desenvolve materiais em parceria com a National Geographic.

Dessa conversa extraímos a entrevista que publicamos abaixo:

Planeta Educação: Na Bett Latin America 2014 o CEO da Cengage Learning, Fernando Valenzuela, abriu um painel de discussão perguntando aos convidados sobre quais seriam os desafios atuais em tecnologia educacional. Em sua opinião, quais seriam os principais desafios hoje, principalmente em relação à aprendizagem?

Eduardo Monaco: São muitos os desafios, mas dentre eles podemos destacar dois que são muito importantes e com os quais a Cengage Learning pode colaborar muito:

- Estímulo à pesquisa e gerenciamento da informação: Ajudar os estudantes a gerenciar a imensa quantidade de informação que recebem e selecionar quais são provenientes de fonte confiáveis ou não. Com o avanço do uso da internet como ferramenta de busca os estudantes podem ter dificuldade de entender quais fontes utilizar e quais não utilizar.

- Estudantes globalizados: Outro ponto que destacamos é a globalização. Dominar um outro idioma, como o Inglês, não é mais um diferencial e sim uma característica que ajudará os estudantes a se conectarem com estudantes e empresas do mundo todo, além de que já é um dado utilizado em alguns rankings de avaliação aqui no Brasil.

Planeta Educação: Qual a visão da Cengage quanto às parcerias que podem ser realizadas no Brasil?

Eduardo Monaco: A visão da Cengage em relação as parcerias é muito clara. Não é nosso core-business o contato direto com os estudantes e promover o processo de ensino e aprendizagem na ponta, assim como não é o das instituições de ensino a produção de conteúdos impressos ou digitais, seguindo as exigências legais e acompanhando a constante evolução dos estudantes, que necessita de constante revisão e adaptações nos conteúdos desenvolvidos. Portanto, unir o que cada lado faz de melhor é um diferencial competitivo que se reflete em melhores conteúdos e melhor qualidade de ensino para os estudantes.

Planeta Educação: É possível elaborar soluções personalizadas em tecnologia educacional para diferentes instituições de ensino?

Eduardo Monaco: A personalização é uma necessidades justamente porque as instituições têm como base modelos diferenciados e adaptados. Uma solução pronta, ou como dizemos, “de prateleira”, nem sempre atende as necessidades das instituições e requer um certo nível de customização e em outros casos de co-criação, sendo que Cengage e Instituição se aliam na construção da solução ideal.

Planeta Educação: Em sua opinião, o Brasil teria hoje bons exemplos quando o assunto é implantação de tecnologia na educação? Se sim, poderia citar em quais locais/cidades/estados?

Eduardo Monaco: Temos diversos bons exemplos do uso de tecnologia em todas as partes do Brasil e em diferentes segmentos educacionais, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Incluo também os players do segmento de Ensino de Línguas, que já adotam diferentes tecnologias como workbook on-line, ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de objetos de aprendizagem que facilitam a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes.

Fonte: Planeta Educação / Cengage Learning


Leia também…
# Veja galeria de fotos da Bett Latin America 2014

# Plano Nacional de Educação é pauta durante conferência internacional Bett Latin America


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)