Segundo dia de provas foi debatido em Mesa Redonda online organizada pela Planeta Educação
O tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 surpreendeu candidatos e educadores, que puderam participar no domingo (09) de uma Mesa Redonda online para comentar os principais aspectos da prova. A transmissão via internet foi uma iniciativa da Planeta Educação e reuniu professores experientes para discutir as principais questões do exame nos dois dias, após a aplicação da avaliação. Os internautas puderam enviar suas perguntas por meio das redes sociais.
Para a consultora de educação Mônica Spegiorin, apesar de não ter sido um dos temas especulados, percebeu-se uma pertinência na escolha por se tratar de um assunto que afeta diretamente a sociedade. “O ENEM saiu dos contextos mais esperados, embora sem deixar de conduzir a uma reflexão social profunda, afinal, a publicidade induz o cidadão a uma escolha. O candidato teve que pensar em um tema que não fez parte da pauta de notícias dos principais meios de comunicação do país”, afirma.
De acordo com Aldo Simões da Silva Júnior, graduado em Letras e Filosofia, mais uma vez a competência leitora fez-se necessária para o sucesso do estudante. A proposta de redação não trouxe um tema relacionado aos acontecimentos recentes no Brasil, como as Eleições, a Copa do Mundo e a Crise Hídrica, mas levou o estudante a pensar sobre como a publicidade influencia uma criança e se existe a necessidade de criar um dispositivo legal para coibir o abuso.
“Não muito diferente da prova de Ciências Humanas e da Natureza, a avaliação de Linguagens foi composta por muitos textos. Se o aluno se preparou para o ENEM, ele encontrou questões similares às estudadas, foi uma prova adequada ao currículo do ensino médio”, explica Aldo.
As provas de Matemática e Inglês apresentaram o mesmo formato conceitual da avaliação de Ciências da Natureza. “Elas estavam muito bem contextualizadas e com questões facilmente aplicadas ao cotidiano”, analisam Welington Nunes Souza, graduado em Educação e em Biologia, e o sociólogo Davi Alexander Boruszewski.
“O ENEM é muito mais do que uma fotografia do conhecimento, deve ser instrumento de reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem nas escolas e deve ser usado como uma ferramenta para identificar pontos de melhoria”, finaliza consultora de educação Mônica Spegiorin.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular