Corpo e mente descansados. Essa é a dica básica dada pelo professor e coordenador de educação física, Edmilson Soares. Para ele, ter um bom preparo físico ajuda os candidatos a enfrentar a maratona de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor alerta sobre a importância das atividades físicas e a prática de esportes para descansar a mente e o corpo diante das longas horas de estudo nessa reta final de preparação para o exame.
Edmilson comentou que os estudantes precisam de um intervalo para relaxar porque passam sete horas diárias na escola; além de testar o conhecimento por meio de provas e simulados. “O aluno, para a preparação do Enem, tem uma carga horária muito grande. Ele precisa tirar o estresse de todo o estudo da química, da física e da matemática, por exemplo. Fazer educação física e ter uma aula de esporte o faz relaxar e retomar os estudos com muito mais ânimo”, explica o professor.
É justamente pensando em aliviar o estresse emocional provocado tanto pela carga de conteúdo como pela busca por uma vaga em uma universidade pública, que os estudantes Guilherme Wallace, de 17 anos, e Natalia Mical, de 18 anos, encontraram no basquete e no handebol, respectivamente, a tranquilidade para encarar as mais de 100 questões.
Natalia, que está no 3º ano do Ensino Médio, fará o Enem visando uma vaga no curso de Medicina. Há três anos ela pratica handebol e alerta que o esporte a ajuda a dinamizar os estudos. “Para mim o esporte ajuda e muito porque, às vezes, a gente fica com a mente muito tensa e, praticando o esporte, consigo relaxar e ficar ainda mais dinâmica para estudar”, declarou.
Já o estudante Guilherme, que tenta aprovação no curso de engenharia elétrica, disse que a melhor forma de relaxar diante da rotina diária de estudos é lendo outros conteúdos e jogando basquete. “Por incrível que pareça, eu me sinto muito mais cansado quando passo o dia todo estudando do que quando jogo basquete. Por isso, sempre busco jogar para me relaxar e retomar os estudos”, disse.
Dia da prova
O professor Edmilson Soares aconselha que os candidatos realizem de forma moderada algum tipo de atividade física para relaxar a mente devido à ansiedade para o exame. “Eu aconselho que pela manhã os candidatos pratiquem alguma atividade física de no máximo 30 minutos: jogar futsal, ir à academia ou fazer uma caminhada. Lembrando que essa atividade não é para cansar; é para relaxar”.
Ele também comentou que o ideal seria que todos os locais de prova disponibilizassem um educador físico para fazer um alongamento com os candidatos momentos antes de iniciar a prova e depois de transcorrido determinado espaço de tempo.
“Seria interessante que uma hora antes em todas as escolas tivessem um educador físico para fazer uma preparação, um bom alongamento com os candidatos, para que ficassem relaxados ao fazer a prova. Infelizmente, isso não acontece no Brasil, mas seria de bom efeito. Essa preparação também deveria ocorrer no meio da prova”, finalizou.
Fonte: G1
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular