Entre os dias 9 e 13 de novembro, a capital paulista receberá a Semana Internacional da Primeira Infância, que reunirá renomados especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutir o período de vida da criança que vai da gestação aos 6 anos. Esta faixa etária é considerada por pesquisadores uma das mais importantes para o desenvolvimento infantil, pois as experiências marcarão o resto da vida do indivíduo.
Uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com instituições do Brasil e exterior e com o apoio da Danone Early Life Nutrition, do Instituto Camargo Corrêa e do Itaú, a Semana Internacional da Primeira Infância tem como objetivo fomentar a discussão sobre o tema e trazer ao público conhecimentos científicos recentes.
Como parte dos eventos, serão realizados o Forum Investing in Young Children Globally, que terá transmissão ao vivo via internet dos workshops sobre escalabilidade de programas, e o IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que abordará o tema “Fortalecendo as potencialidades dos adultos para que promovam o desenvolvimento das crianças”.
Lançamento de pesquisas inéditas no Brasil
No IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, serão apresentados os resultados de duas pesquisas inéditas, conduzidas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), e o primeiro estudo de uma coleção elaborada por cientistas para orientação de políticas públicas – Working Paper.
Primeira pesquisa: “Ônibus Escolar: hábitos e atitudes dos pais em relação à educação escolar de seus filhos”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e ecomendada pela FMCSV, em parceria com o Todos Pela Educação, Fundação Itaú Social e Instituto C&A, abordando a relação entre pais, filhos e as pré-escolas brasileiras.
Segunda pesquisa: “Educação Infantil em Debate – A experiência de Portugal e a Realidade Brasileira”, elaborada em parceria entre Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Itaú Social com o apoio da Unicef, traz um levantamento sobre a reforma da educação infantil feita em Portugal e suas possíveis aplicações no Brasil.
Working Paper “O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem” é o primeiro estudo de uma coleção realizada por um Comitê de Cientistas brasileiros de diversas áreas que se reuniram para apoiar, com evidências científicas, todos aqueles que produzem programas e políticas voltados para a primeira infância.
Mais informações em: Semana Internacional da Primeira Infância
Fonte: CDN
# Pesquisa mostra como serão as escolas em 2030
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular