Nos últimos dias de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos ficam atentos para cada dica que possa contribuir para um bom desempenho na prova. Para auxiliar os estudantes, o G1 foi atrás de professores em busca de dicas valiosas para quem pretende conquistar uma vaga no ensino superior. Na área de Ciências Humanas os docentes elencam possíveis assuntos que podem ser cobrados e chamam a atenção para acontecimentos históricos como o centenário da 1ª Guerra Mundial, 50 anos do Golpe Militar entre outros fatos que foram relembrados este ano.
História
De acordo com o professor Sebastião Martins, alguns assuntos da área de história sempre são lembrados nas provas do Enem. Ele destaca que os candidatos devem estudar os pensadores políticos absolutistas e os pensadores liberais. O professor chama atenção para uma série de conteúdos com grande possibilidade de destaque nesta edição do exame. Ele lembra, por exemplo, do aniversário de 100 anos da Primeira Guerra Mundial que ocorre em 2014.
Sebastião Martins cita também os 90 anos da Coluna Prestes comemorados este ano e menciona o aniversário de oitenta anos da Constituição de 1934, que permitiu o voto feminino e o voto secreto. "Este ano também faz 60 anos do suicídio de Vargas e 50 anos do Golpe Militar. Independentemente disso, a Era Militar por si só já é um tema que a probabilidade de ter uma questão é gigante e com essa coincidência é maior ainda”, destacou.
O professor completa citando também os 30 anos das Diretas Já celebrados em 2014 e os 20 anos do Plano Real. “São temas que não podem ser esquecidos”, enfatizou.
O professor conclui chamando a atenção para a necessidade dos candidatos se ligarem nos meios de comunicação. Segundo ele, é muito importante que os estudantes se mantenham informados sobre os acontecimentos do país e do mundo. “Muitas questões tem textos extraídos de reportagens publicadas nos meios de comunicação”, finalizou.
Filosofia e Sociologia
Segundo a professora Fabíola de Azevedo, alguns assuntos sempre estão presentes em cada edição do Enem. Ela aponta a possibilidade da prova trazer questões de filosofia grega e cita a teoria dos sentidos e a teoria das ideias. A docente menciona ainda que todos os anos a prova tem trazido questões relacionadas ao Liberalismo e ao Antigo Regime. A professora pede atenção especial dos estudantes para a filosofia de Kant, Maquiavel e René Descartes. “Questões que envolvem esses assuntos já não são surpresa”, afirmou a professora.
Fabíola destaca que o Enem também costuma abordar assuntos relacionados a teóricos mais recentes como Marx, Webber e Foucault. A professora alerta para temas como o trabalho, cultura, indústria cultural, cultura africana e pós-modernidade. Para estar melhor preparado para esses prováveis assuntos, ela destaca a importância do candidato possuir uma boa carga de leitura. “Às vezes o aluno demora um tempão numa questão porque ele não tem o domínio de leitura na área de humanas”, disse a professora.
Geografia
Para o professor Carlos Leite, o Enem costuma abordar diversos aspectos físicos da área de geografia. Ele menciona questões relacionadas ao clima, relevo, hidrografia, geologia e vegetação. Dentre essas, o professor revela a expectativa da prova deste ano trazer algum assunto relacionado ao clima, agricultura, pecuária, transporte, economia, comércio e conflitos pelo mundo. No entanto, ele destaca que é importante o aluno não focar apenas em um único assunto.
Leite lembra que os estudantes devem focar de forma especial nos acontecimentos ocorridos até o meio do ano. “Depois do meio do ano já não tem tanta relevância porque a prova é formatada no primeiro semestre”, disse o professor.
Fonte: G1 Educação
# Cuidado: falsos e-mails sobre erros no cartão de inscrição do ENEM ainda circulam pela internet
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular