Escritores levam conhecimento cultural para mais de 760 crianças
Com a aproximação da 2ª Jornada de Literatura do Vale Histórico, que teve início nesta terça-feira (30), os alunos das escolas municipais de Lorena estão desenvolvendo o projeto “As Linguagens da Literatura Infantil e Juvenil”. Ao todo, participam cerca de 760 crianças das escolas E.M. Maria Aparecida Machado Guedes de Oliveira Cruz, E.M. Professor Francisco Prudente de Aquino e E.M. Vovó Fiuta.
O objetivo do programa é promover a reflexão sobre os povos indígenas e estimular a busca pelo conhecimento da cultura brasileira e suas origens, fortalecendo o sentido de cidadania, de ética e de democracia.
Para ensinar sobre o fascinante mundo indígena, os escritores Cristino Wapichana, Rogério Andrade Barbosa e Heloisa Pires vão se dividir entre as três escolas para bater um papo com os alunos e mostrar as vertentes culturais do Brasil. O encontro acontece nesta quarta-feira (1), das 7h30 às 9h30 e das 16h às 17h30 em cada escola.
Além desse encontro, os alunos já vinham trabalhando a temática nas aulas de Informática Educacional, onde realizaram pesquisas sobre as obras e conheceram os diversos elementos culturais, como a história, as religiões, artes, línguas e símbolos.
“Os alunos se mostraram bem envolvidos e empolgantes, pois o fato de saberem que vão receber um indígena e descobrir sobre sua cultura, seus costumes, despertou um grande interesse. E com as aulas de informática, eles puderam pesquisar, produzir textos e ilustrar as obras criadas pelo autor”, relata a mediadora de Informática Educacional, Ana Paula de Alcântara.
Para a orientadora pedagógica Ana Maria Bastos, da E.M. Maria Aparecida Guedes, o projeto permite levar o conteúdo educacional de forma lúdica e que desperta o interesse dos alunos. “As oficinas e palestras são atividades que as crianças gostam pelo fato de terem o contato real com o que está sendo trabalhado”, afirma.
Além disso, a orientadora destaca a importância do trabalho da mediadora Ana Paula de Alcântara. “Ela nos ajudou a desenvolver o projeto da Semana Literária e também está auxiliando-nos com pesquisas e outras atividades referente os demais projetos da Unidade Escolar, enfim, com a proposta pedagógica da escola. É uma pessoa comprometida e atuante no que faz”.
Sobre a Jornada
A Secretaria Municipal de Educação de Lorena participa 2ª Jornada Literária do Vale Histórico, um movimento dinâmico que privilegia educandos e educadores, cuja programação leva autores brasileiros para as unidades escolares, apresentando obras literárias a respeito do tema “As Linguagens da Literatura Infantil e Juvenil”. Além de palestras, mesas-redondas, oficinas entre outras atividades noturnas, também com a presença de autores não indígenas e indígenas que trabalham com a temática em suas criações literárias.
Cronograma do evento:
30 de setembro
Abertura Oficial da 2ª Jornada com palestra magna da escritora Marina Colasanti
Tema: A magia dos contos de fada na literatura
Local: Teatro São Joaquim – 19h
1 de outubro
Mesa de Debate: Literatura da periferia ou a periferia da literatura
Convidados: Paulo Lins (autor de Cidade de Deus) e Ferréz (autor de Capão Pecado)
Local: Teatro São Joaquim – 19h
2 de outubro
Roda de Conversa: Literatura e Ilustração Infantil e Juvenil
Convidados: Rogério Andrade Barbosa, Maté, Heloisa Pires Lima e Jô Oliveira
Local: Teatro São Joaquim – 19h
3 de outubro
Bate-papo: Políticas públicas para o livro, a leitura e a literatura
Convidados: Volnei Canônica – Instituto C&A
Local: Teatro São Joaquim – 14h
*Bate-papo voltado para membros da educação pública do Vale do Paraíba
Encerramento: Palestra Magna do professor Luiz Percival Leme Britto
Tema: “Que nos passa quando lemos? – Literatura e formação”
Show com violonista Robson Miguel
Local: Teatro São Joaquim – 19h
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular