Em parceria com a Planeta Educação as escolas irão desenvolver atividades para conhecimento das peculiaridades de cada cidade
Despertar o sentimento de pertencimento nas crianças de 5º ano. Esse é o objetivo do projeto “Intercidades – Intercâmbio de conhecimentos em ambientes virtual e real”, uma parceria entre as prefeituras de Pindamonhangaba e Aparecida, o Planeta Educação e a Rádio Cultura, de Lorena.
A ideia é que as crianças se interessem por desbravar as suas cidades, conhecendo sua história e suas peculiaridades, dessa forma, é possível fortalecer a autoestima da sociedade e garantir o cuidado e a preservação do patrimônio histórico-cultural dos municípios.
Por meio de pesquisas e entrevistas com personalidades da cidade, os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental, Professor Lauro Vicente (Pindamonhangaba) e Aureliano Paixão (Aparecida) – que trabalha em período integral – irão produzir um material que será apresentado aos estudantes da outra escola. Isso será possível por meio de plataformas digitais, como as redes sociais.
“Durante o desenvolvimento do projeto, cada escola participante estudará a própria cidade e irá apresentá-la para a outra escola por meio de atividades postadas em um blog ou em uma página no Facebook, criada especialmente para este filme”, disse Josiane Ramos, coordenadora do Planeta Educação em Pinda.
Além disso, as duas turmas deverão ler, comentar e fazer um relato do que aprenderam, comparando as duas cidades. As escolas irão trabalhar simultaneamente para que nas videoconferências todos estejam no mesmo patamar para fazer as considerações adequadas.
Para esse registro serão utilizados diversos tipos de materiais como livros, textos, vídeos, imagens, áudios e tudo o que for necessário para a compreensão global das cidades envolvidas no projeto.
A previsão de término do projeto é dezembro, quando haverá dois encontros entre os alunos, um em Aparecida e outro em Pindamonhangaba para a realização de um tour turístico por ambos os municípios e a produção de um livreto com imagens, textos, impressões e curiosidades.
Poesia. Além do projeto turístico, as escolas também irão trabalhar em atividades voltadas para a produção de poesias coletivas, utilizando as tecnologias disponíveis, como o Skype.
Com o objetivo de apresentar esse gênero literário para as crianças e desenvolver nelas o gosto pela leitura e produção de poesias, as escolas – em parceria com a Planeta Educação – irão envolver os alunos em um mergulho no universo da poesia.
Com essa atividade, os professores poderão trabalhar de uma forma inovadora e criativa, a interpretação de textos; leitura; reescrita e declamação de poemas. E nas aulas de Informática Educacional serão utilizados vídeos do Youtube e softwares como Power Point e Word – para escrita e reescrita de poemas; Paint – para ilustrações e o Publisher, para a confecção do livro que irá reunir as poesias produzidas pelos alunos ao longo do projeto.
Antes de partir para a produção dos textos, o gênero será apresentado às crianças, levantando as poesias e os poetas os quais eles conhecem e fornecendo todo tipo de conhecimento necessário para a elaboração desse material.
Com essas informações em mãos, os estudantes irão selecionar as poesias e os autores de que mais gostam e produzir murais com esse material e irão pesquisar na internet, poemas infantis. “Iremos muni-los de informações suficientes para que eles exercitem a criatividade e aprendam a declamar e também a produzir suas próprias poesias. Como o produto final será coletivo, essa é uma grande oportunidade para que eles desenvolvam habilidades para trabalhar em grupo”, disse Josiane.
Ao fim do projeto, além do livro digital, será realizado o sarau online, experiência compartilhada entre as escolas participantes via Skype.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular