Com o objetivo de atualizar os modelos pedagógicos e as estruturas educacionais de forma a potencializar o aprendizado dos alunos, Prefeituras têm buscado parcerias com empresas especializadas no desenvolvimento e na implantação de soluções educacionais, como o Planeta Educação.
O resultado positivo dessas parcerias ficou evidente com a divulgação do relatório do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), no último dia 5. O levantamento mostrou que as cidades que adotaram os programas do Planeta Educação na rede municipal (1º a 5º ano) apresentaram notas acima da meta de projeção em pesquisa realizada pelo Ministério da Educação. Enquanto a média em nível nacional foi de 4,9 pontos, os municípios atendidos pela empresa tiveram 5,8 de pontuação.
Para alcançar os bons índices, o Planeta Educação oferece métodos eficazes para a formação integral do aluno, com ferramentas e técnicas modernas de aprendizagem que são capazes de estimular e desenvolver o aprendizado, além de melhorar a gestão do setor. Entre os programas desenvolvidos nos municípios, estão o Matemática Descomplicada, Informática Educacional, Escola na Minha Casa, Educação em Tempo Integral, Gestão Fácil, entre outros.
No município de Atibaia - cuja nota ficou à frente das regiões Bragantina, Vale do Paraíba e Litoral Norte - se somado o índice da rede municipal ao ensino estadual, o resultado alcança o número esperado para 2019 (6,8) e coloca a cidade à frente da nota projetada pelo Governo Federal (6,2). Na cidade, o Planeta Educação atua por meio do programa “Saber mais com EducAção”, levando aos alunos aulas de reforço escolar de português e matemática, além do aprimoramento em inglês. São contempladas escolas tanto da área urbana quanto da área rural.
Para o presidente do Planeta Educação, Luis Namura, o resultado apresentado pelo IDEB apontou melhora na qualidade da educação nos municípios e a eficácia dos programas oferecidos pela empresa. “Os números confirmam o sucesso da metodologia desenvolvida por nós, por meio de programas de formação de educadores e incentivo ao autodesenvolvimento. Todos eles com um único objetivo: proporcionar uma educação de qualidade aos alunos da rede por meio de ferramentas tecnológicas e lúdicas. Hoje, podemos dizer que somos referência no ensino público”, afirma Namura.
Metodologias inovadoras também apresentam bons resultados. É o caso de Caçapava, onde, por meio do programa “A Escola na Minha Casa”, os alunos e as famílias do Infantil III recebem a visita de agentes educacionais, de forma a incentivar uma participação ativa da família no dia a dia escolar. As visitas têm o objetivo de envolve-los no apoio às tarefas instruídas pelos professores e melhorar o desempenho das crianças atendidas. A cidade teve nota de 5,7 nos anos iniciais do ensino fundamental, ultrapassando a meta de 5,3.
“Precisamos envolver os familiares na rotina escolar das crianças e mostrar o quanto eles são fundamentais para o desenvolvimento delas, seja apoiando-as nas tarefas, participando da reunião de pais e mestres e envolvendo-se nas ações das Secretarias de Educação”, conclui o presidente do Planeta Educação.
Sobre o Planeta Educação
No cenário educacional, o Planeta Educação é especialista na implantação de soluções inteligentes, tendo beneficiado durante sua trajetória milhares de crianças, professores e gestores de todo o país. Atualmente, a empresa implanta e desenvolve programas educacionais com metodologias inovadoras nos municípios de Lorena, Pindamonhangaba, Caçapava, Guarujá, Taboão da Serra, Osasco, Votorantim e Ferraz de Vasconcelos.
Os bons resultados comprovam a qualidade dos produtos oferecidos. Seu portfólio de serviços contempla 54 soluções que ampliam as possibilidades para salas de aula, escolas e comunidades, privilegiando os sistemas educacionais com inovações e técnicas necessárias para a formação das novas gerações, garantindo o atendimento às demandas do século XXI.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular