Notícia
IDEB de Atibaia fica a frente da região Bragantina, Vale do Paraíba e Litoral Norte - 10/09/2014 11:13:33

IDEB de Atibaia fica a frente da região Bragantina, Vale do Paraíba e Litoral Norte


O município de Atibaia ultrapassou a meta do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nas séries iniciais do ensino fundamental municipal e atingiu a média de 6,8. Além disso, ficou a frente da região Bragantina, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O levantamento, divulgado na última sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.


Se somado ao ensino estadual, o resultado alcança o número esperado para 2019 (6,8) e coloca Atibaia à frente da nota projetada pelo Governo Federal (6,2). De acordo com a secretária de educação da cidade, Márcia Bernardes, as notas refletem os investimentos feitos em educação pelo município. “O ensino público qualificado é um direito básico que propicia o desenvolvimento social, econômico e cultural da população”, afirma.


Como forma de dar continuidade aos bons índices, foi implantado neste ano o programa “Saber mais com EducAção”, em parceria com a Planeta Educação. Por meio dele, os alunos da rede municipal de Atibaia contam com aulas de reforço escolar nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, além do aprimoramento em Inglês.


No reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática são oferecidos para as para as turmas do 3º ao 5º ano, duas vezes por semana em escolas urbanas, e uma vez por semana em instituições rurais, sempre em horários alternativos aos turnos escolares. Com duração de duas horas, as aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde, na mesma escola em que o aluno está matriculado.


Já no aprimoramento de Inglês, para desenvolver as habilidades básicas de aquisição de uma língua (ouvir, falar, ler e escrever), de forma lúdica, interativa e por meio da tecnologia digital, os professores utilizam equipamentos como notebook, projetor, caixas de som, microfone e tela-mapa. Além disso, estão disponíveis softwares interativos que poderão complementar as aulas, tornando-as ainda mais divertidas. As atividades contemplam educandos do ensino fundamental tanto de escolas urbanas (13) quanto da área rural (13) e são incorporadas na grade de disciplinas, uma vez por semana, para as turmas de 4º e 5º anos.


Segundo a secretária de Educação, o programa promove a interação e a participação dos alunos nas aulas, contribuindo também, para a melhoria da autoestima naqueles que enfrentam dificuldades de aprendizado. “Levamos para toda a cidade, com foco na região rural, a formação por meio da inclusão digital. É uma forma de proporcionar ao aluno o acesso às tecnologias, além de enriquecer o aprendizado da rede de Atibaia”, ressalta.


Sobre o IDEB


O IDEB foi criado em 2007 e possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.



Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)