O relatório do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgado na sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC) apontou que Lorena é um dos municípios brasileiros que atingiu as metas que mensuram a qualidade da educação na rede municipal. A cidade alcançou as notas projetadas tanto para as séries iniciais do ensino fundamental quanto para a segunda etapa de ensino.
Nos anos iniciais da vida escolar, de 1º a 5º ano, Lorena teve 5,3 pontos. Nas séries finais do ensino fundamental, de 6º a 9º ano, a nota foi 4,5. Os bons números são resultado do aprimoramento da prática pedagógica e de projetos desenvolvidos pela Prefeitura visando o fortalecimento do atributo educacional.
Parcerias com empresas especializadas na implantação e desenvolvimento de soluções educacionais também estão entre as ações do município. Com o objetivo de qualificar o aprendizado dos alunos por meio do exercício de uma nova língua e do uso dos recursos tecnológicos, dois programas na área de educação foram reformulados e usam, nova metodologia para atender ainda mais educandos.
Um exemplo é o programa de Inglês, anteriormente voltado para os 4ºs e 5ºs anos, agora ampliado a todo o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). Foram disponibilizados itens tecnológicos para as unidades escolares a fim de sistematizar progressivamente os conteúdos de ensino e as funções comunicativas mais relevantes, usando como base as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever.
No programa Informática Educacional, a metodologia aplicada é embasada na integração dos conteúdos curriculares aos recursos tecnólogicos, com o apoio do professor e mediador, ambos os conhecimentos desenvolvem-se concomitantemente. Com o desenvolvimento dessa habilidade, a aprendizagem se torna lúdica, colaborativa e interativa nas aulas de Produção Textual e Experiências Matemáticas. São contemplados os estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação Especial e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Para a secretária de Educação de Lorena, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, para proporcionar um ensino de qualidade é preciso criar ferramentas que aliem conhecimento e prazer. “O IDEB só vem a confirmar que estamos no caminho certo. A continuação desses programas é fundamental para levar mais oportunidades aos educandos e é um grande avanço no sistema educacional da cidade, possibilitando o acesso à língua inglesa e às tecnologias”, afirma.
Sobre o IDEB
O IDEB foi criado em 2007 e possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular