Pessoas e iniciativas que transformam suas realidades podem tornar-se também inspiradoras para quem procura vencer seus próprios desafios. Para incentivar a inovação pelo mundo, o TED realiza uma série de mini palestras gravadas em vídeo e disseminadas on-line, as chamadas TED Talks, com relatos de experiências bem-sucedidas. O site Porvir selecionou cinco dessas palestras, todas com legendas em português e relacionadas à educação, para influenciar educadores e estudantes. Assista:
Palestrante: Charles Leadbeater (Inglaterra)
Especialista em inovação e criatividade, Leadbeater foi procurar novas formas de educação pelo mundo e as encontrou em favelas do Rio de Janeiro e em Kibera, no Quênia, onde os jovens estão estudando de formas diferentes. A tecnologia e os dispositivos móveis, por exemplo, estão instigando a curiosidade dos adolescentes e os estimulando a aprender.
Palestrante: Angela Lee Duckwor (EUA)
A ex-consultora largou seu emprego para lecionar matemática para jovens do 7o ano de escolas públicas de Nova York. Com o tempo, percebeu que o QI dos estudantes não era o fator mais determinante para seu sucesso. Decidiu então estudar psicologia e hoje desenvolve uma pesquisa sobre o que considera o fator de maior relevância para uma pessoa ser bem sucedida: determinação.
Palestrante: Faith Jegede (Inglaterra)
Jegede conta sua história pessoal, sobre como foi crescer tendo dois irmãos autistas. Em sua palestra, questiona o que é ser normal e como a busca pelos padrões socialmente aceitos podem ser limitantes e muitas vezes impedir que a autenticidade e talentos individuais sejam revelados.
Palestrante: Peter Norvig (EUA)
Norvig é cientista da computação e sua palestra conta a história de quando ele lecionou uma disciplina na Universidade de Stanford sobre inteligência artificial. Ao ministrar o curso, percebeu o quão arcaico era o sistema de aula e criou um modelo de vídeoaula que chegou a mais de 100 mil alunos de mais de 200 países diferentes.
Palestrante: Ziauddin Yousafzai (Paquistão)
Yousafzai é pai de Malala, jovem paquistanesa que virou símbolo da luta pelo direito à educação das meninas de seu país após ter siso baleada pelo Taliban em 2012 enquanto caminhava para a escola. Ele é educador e defende em sua palestra a igualdade de oportunidades de educação e a autonomia de homens e mulheres independentemente de sua cultura.
Fonte:
Porvir
# 4 milhões de alunos paulistas retornam às aulas na segunda
# Ferramenta facilita organização do trabalho do professor
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular