No dia 31 de julho acontece a VII Feira Cultural com o tema “Aprendendo com a Copa do Mundo no Brasil”, apresentando trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal Felix Adib Miguel, de Pindamonhangaba. O projeto da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Planeta Educação, vai mostrar à comunidade local o que os alunos aprenderam com a vinda de diversas culturas, povos e línguas ao Brasil durante o evento esportivo.
O projeto teve início com a visita do BuZum!, um ônibus da Companhia Nova Dutra que conta por meio de teatro de fantoches a história do futebol e sua a importância na atualidade. A partir dessa sensibilização, a equipe docente desenvolveu projetos didáticos partindo dessa temática para abordar diversos conteúdos curriculares de forma organizada e atrativa aos alunos, envolvendo as aulas de História, Geografia, Arte, Educação Física e Língua Portuguesa.
Os alunos conheceram por meio de livros, filmes, revistas, mapas, atividades no laboratório de informática educacional e até mesmo acompanhando o resultado dos jogos, características culturais e geográficas sobre os países que visitaram o Brasil, e desenvolveram maquetes, textos dissertativos, frases e cartazes.
Nas aulas de Matemática Descomplicada os alunos aprenderam por meio de brincadeiras. O jogo de “Trunfo” foi adaptado para que as cartas correspondessem às características das seleções e ganhava a pessoa que possuía a carta do time com maior pontuação das qualidades. Outro jogo adaptado foi o “Volençol”, que os alunos tinham de manter sobre o lençol uma bola e, quando ela caía, o educando tinha de responder uma pergunta sobre a Copa do Mundo.
Os alunos também vivenciaram atividades utilizando jogos e PC-Tablets na aula de Informática Educacional. Os aparelhos foram os principais condutores nas pesquisas, download de imagens, montagem de cartazes, criação de gráficos e textos, sempre com auxílio do professor da sala de aula em parceria com o mediador da Planeta Educação.
De acordo com o Coordenador Geral da Planeta Educação, Ton Ferreira, a experiência foi muito bem aplicada. “O projeto instigava as crianças a pensar em como a Copa do Mundo movimentou a vida dos brasileiros. Cada professor trabalhou o tema de acordo com a sua disciplina e o resultado foi muito positivo. Em geografia, por exemplo, conseguimos explicar o porquê de os jogadores da Holanda estarem sofrendo tanto com o calor, já que a Europa é uma região mais fria do globo em comparação à América do Sul”, exemplifica.
Segundo Ton, o mais importante foi mostrar para os alunos que a Copa não se resumia nos 90 minutos de jogo, que havia questões além, como política, economia, cultura, tudo por trás daquele acontecimento. “As ferramentas tecnológicas disponibilizadas e gerenciadas pela Planeta Educação também foram decisivas, proporcionaram maior interação e informação em tempo real”, conta.
“Os projetos estão muito criativos, completos e com conteúdo rico e analítico. A exposição do dia 31 será uma grande experiência tanto para os autores como para o público visitante, que terá a oportunidade de aprender com esses alunos que ficaram o primeiro semestre todo desvendando a Copa além das quatro linhas do campo”, garante o coordenador.
A equipe de professores avaliará os projetos por meio de critérios como expressão oral, escrita e artística. Os momentos de pesquisa, forma de apresentação em cada etapa do processo e durante a exposição de seus temas na Feira Cultural também serão considerados.
Serviço: A apresentação será na Rua Geraldo Prates da Fonseca, 240, no Residencial Lessa. Será dividido em duas partes do dia. De manhã, das 9h30 às 11h, e à tarde, das 15h às 16h30. A entrada é gratuita.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular