A Prefeitura de Atibaia realizou em julho, no CIEM (Centro Integrado de Educação Municipal), o lançamento do “Saber mais com EducAção”, um programa voltado a alunos do Ensino Fundamental do ensino público que pretende oferecer reforço de estudos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, além do aprimoramento em Inglês. Com foco principal em estudantes de escolas rurais, o programa vai disponibilizar equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento de conteúdos e atividades educacionais interativas e modernas.
O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Saulo Pedroso, do vice Mario Inui, da secretária de Educação, Márcia Bernardes, e do vereador Adriano Bedore. “São habilidades importantes para o exercício da cidadania e também para obter sucesso em um mundo tão globalizado”, disse o prefeito Saulo Pedroso. O projeto é realizado em parceria com a Planeta Educação.
“Ao todo, serão beneficiadas 26 escolas, sendo 13 de áreas rurais e 13 em áreas urbanas. Vamos levar formação e informação a todos os cantos da cidade e proporcionar a inclusão aos que ainda não estão inseridos no mundo educacional tecnológico e interativo. Nesse sentido, o programa será fundamental para expandir os horizontes e apresentar uma nova perspectiva de aprendizagem”, apontou a secretária de Educação, Márcia Bernardes.
O “Saber mais com EducAção” trabalhará para desenvolver quatro habilidades básicas de aquisição de uma língua: ouvir, falar, ler e escrever, de forma lúdica, interativa e por meio da tecnologia digital. Para isso, são utilizados equipamentos como: notebook, projetor, caixas de som, microfone e tela-mapa. Além disso, os professores que ministrarão as aulas terão disponíveis softwares interativos que poderão complementar as aulas, tornando-as ainda mais divertidas. Assim, será possível promover a interação e a participação dos alunos, contribuindo, também, para a melhoria da autoestima dos alunos que enfrentam dificuldades de aprendizado.
As aulas de Inglês serão incorporadas na grade de disciplinas dos alunos, uma vez por semana. Já os reforços de Matemática e Português serão oferecidos duas vezes por semana em escolas urbanas e uma vez por semana em instituições rurais, sempre em horários alternativos aos turnos escolares. O reforço terá duração de duas horas e será oferecido nos períodos da manhã e tarde, na mesma escola em que o aluno está matriculado. Serão inscritos estudantes do 1º ao 5 º ano, sendo que a indicação dos participantes será feita pelos professores.
# Programa de pré-aceleração ensina jovens a empreender
# Feiras de ciências e engenharia revelam talentos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular