Já está acabando o prazo de inscrição para o 17º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, mas ainda dá tempo de gestores escolares e professores de educação infantil e fundamental participarem. Os interessados têm até domingo, 6, para enviar um relatório compartilhando suas práticas educativas de sucesso. O objetivo do prêmio é valorizar educadores que se destacam em iniciativas que contribuem para aprendizagem dos alunos.
Para concorrer, as experiências escolares inscritas devem ter sido executadas durante o ano letivo de 2013 ou no 1º semestre de 2014. É necessário possuir comprovação das atividades realizadas, por meio de produções de alunos e registros de classe. Os projetos devem ter clareza quanto ao objetivo do trabalho e os resultados gerados dentro do ambiente escolar.
Os educadores inscritos devem exercer o cargo de professor, orientador, coordenador ou diretor de escolas públicas ou privadas. As instituições podem ser localizadas na zona rural ou urbana. Os gestores devem estar à frente de turmas de educação infantil, fundamental e médio. Já os professores, devem ministrar as disciplinas de alfabetização, língua portuguesa, educação física, história, arte, língua estrangeira, ciências, matemática e geografia para a educação infantil ou do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
O prêmio vai escolher 50 educadores finalistas. Cada um deles será contemplado com uma assinatura da revista Nova Escola e, no caso dos 20 melhores colocados, um tablet. Para os dez educadores vencedores, será entregue um cartão de vale presente no valor de R$15 mil. Durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 20 de outubro, na Sala São Paulo, o júri também irá eleger o Educador do Ano de 2014.
A seleção será realizada por uma comissão julgadora, escolhida pela organização do prêmio. Os projetos serão avaliados mediante a adequação aos critérios propostos no regulamento, desenvolvimento da proposta e o impacto na aprendizagem dos alunos. Durante o processo de avaliação, caso o selecionador julgue necessário, ele poderá entrar em contato com o educador responsável solicitando o envio de cópias dos registros de atividades desenvolvidas pelos alunos. Feito isso, os educadores recebem um telefonema para responder detalhes sobre o trabalho realizado.
Para participar, é necessário acessar o site do prêmio e fazer o download do modelo de submissão dos projetos. Entre as informações apresentadas, os inscritos devem apontar os objetivos da atividade, a justificativa para realização do trabalho, a metodologia de desenvolvimento, os aprendizados ligados à proposta, impacto no rendimento dos alunos e a autoavaliação do trabalho do realizado.
# Quase 90% dos professores brasileiros se sentem desvalorizados, diz estudo
# Prêmio oferece US$ 1,5 mi para ideias em educação
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular