O lançamento do projeto Escola em Tempo Integral na EMEF Professora Daphne César Ghidella, de Caçapava (SP), acontece neste sábado, 7, das 10h às 14h. Com o projeto, os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) terão acesso a sete oficinas que serão aplicadas no contraturno das aulas.
As atividades visam a melhoria da qualidade das aprendizagens previstas no currículo escolar num espaço novo de lazer e descontração. As oficinas contemplam Jogos de Linguagem, Jogos e Raciocínio Lógico, Dança, Comunicação Internacional, Artes Cênicas, Vida Saudável e Edição Digital.
O evento contará com a presença do Prefeito, Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira, do Secretário de Educação, Sidnei Sanita, do GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) e da empresa Planeta Educação, parceira na implantação do projeto.
Para o prefeito, Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira, o projeto vai favorecer a autoestima, a identificação de talentos e as interações por meio da expressão e comunicação de sentimentos. “Vamos possibilitar uma integração entre o ensino regular e o extraclasse, de forma a favorecer com o desenvolvimento dos alunos e aprimorar o nosso processo de ensino”, afirma.
Todos os materiais necessários para a participação dos alunos serão oferecidos pela Prefeitura. Conheça abaixo o descritivo de cada uma das oficinas:
Jogos de Linguagem: Esta oficina desenvolve habilidades básicas de leitura e escrita, intervenções personalizadas e coletivas, tratamento de informações, ampliação do universo de letramento, atividades lúdicas, vocabulário ampliado, jogos contextualizados e apropriação do sistema de escrita alfabética.
Jogos e Raciocínio Lógico: Esta oficina visa à melhoria do desempenho dos alunos no desenvolvimento de habilidades matemáticas, inovação da prática pedagógica, valorização da dimensão lúdica e o favorecimento da aprendizagem significativa.
Artes Cênicas - Dança: Esta oficina desenvolve experiência corporal, improvisação dirigida e espontânea, novas formas de expressão e comunicação, instrumento de socialização, percepção corporal, musicalidade e melodia e desenvolvimento das potencialidades humanas.
Comunicação Internacional: Compreende em uma metodologia diferenciada, no ensino de línguas apoiada pela tecnologia, proporcionando o contato com o mundo exterior, abordagem comunicativa e natural, desenvolvendo habilidades como ouvir, falar, ler e escrever.
Artes cênicas - Teatro: Desenvolve técnicas de interpretação teatral, jogo artístico, espetáculos, criatividade estimulada pelos adereços e cenários, habilidades de improvisação desafiadora.
Vida Saudável: Cuidado com o corpo, bem-estar, qualidade de vida, benefícios coletivos, consciência saudável e práticas de atividades físicas.
Edição Digital: Possibilidade de utilização dos recursos tecnológicos na educação, além do aprendizado das diversas disciplinas, abrangendo a troca de informações e experiências, melhora do processo de comunicação, socialização, estimulo à criatividade, aumento da autoestima e o enriquecimento de suas próprias capacidades.
# Prazo para inscrição no Sisu termina hoje
# Primeiro dia de inscrições do Sisu tem mais de 530 mil inscritos
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular