Um dos temas abordados durante a Educar Educador/Bett Brasil, que aconteceu durante a última semana em São Paulo/SP, foi a experimentação e o trabalho baseado em projetos. O tema foi destaque não só não só em palestra como também em diversos estandes espalhados pela feira.
“O procedimento experimental é essencial. Se queremos pessoas mais inovadoras, precisamos deixar que as crianças provem e experimentem as coisas”, destacou o francês Marc Giget, fundador do Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas.
Marc, que ministrou a palestra “Inovação e Desenvolvimento Humano: O Papel da Escola”, no penúltimo dia do evento, citou o modelo onde algumas empresas abrem suas portas para que os estudantes possam aprender coisas novas. “Na Alemanha, aulas acontecem dentro das empresas. A Volkswagen do Brasil está começando a implantar esse modelo”, disse.
"Temos que abrir o mundo real para as crianças, elas precisam conhecer os bastidores. Elas querem aprender como se faz um carro, um avião, como funciona uma usina hidrelétrica”, completou.
O francês afirmou que as aulas tradicionais dificultam o trabalho em equipe e a capacidade em liderar. “O empreendedor não é aquele que gosta de matemática, é aquele que vai ser motivado para resolver o problema”.
Segundo ele, os professores devem incentivar a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento de novas ideias. “É muito importante desenvolver projetos e trabalhos em equipe”, completou.
Dentre as empresas que mostram soluções voltadas para a experimentação em sala de aula está a Abramundo, que lançou dois novos conjuntos de oficinas durante o evento: Aventura Científica e Descobrindo a Ciência.
As oficinas que compreendem o Descobrindo a Ciência proporcionam uma série de atividades investigativas, com o objetivo de promover maior entendimento em conceitos de Ciências. Já o conjunto Aventura Científica oferecem atividades que buscam promover letramento científico. Nela os professores podem aperfeiçoar suas aulas com temas relacionados ao corpo humano, viagem ao espaço, grandes obras, dentre outros.
“Acreditamos que os novos conjuntos de oficinas irão surpreender professores e alunos com o seu caráter inovador, que busca tornar as aulas mais interativas e divertidas”, destacou Ricardo Uzal Garcia, CEO da Abramundo.
Os projetos em experimentação foram mostrados durante a Educar Educador/Bett Brasil, uma série de eventos e feira de exposições que aconteceu durante a última semana em São Paulo/SP e reuniu as tendências e novidades tecnológicas que estão sendo incorporadas na área de educação.
Diversos especialistas da área estiveram presentes no evento, entre eles professores, gestores escolares, consultores e profissionais do governo que atuam em projetos de tecnologia e inovação dentro da educação. Ziraldo, Pelé, Gustavo Borges e muitos outros destaques também marcaram presença na feira.
As atividades incluíram palestras, mesas de debate, talk shows, painéis, workshops, troca de experiências e relatos individuais de pessoas que possuem projetos específicos na área.
Muitas das palestras que aconteceram durante o evento foram focadas nas novas tecnologias que estão surgindo e como o professor pode usá-las para melhorar a dinâmica da sala de aula e fazer com que a interação dos alunos seja ainda maior.
# Evento destaca tendências e novidades tecnológicas na educação
# Planeta Educação participa do maior encontro de tecnologia educacional no Brasil
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular