Notícia
"Ninguém pode ir para a internet sem passar pelo livro" - 26/05/2014 15:17:26


Ziraldo na Bett/Educar Educador. Crédito: Divulgação/Andréia Naomi


Um dos destaques da programação da Educar Educador/Bett Brasil foi a presença do escritor Ziraldo, que esteve presente no evento a convite da Positivo Informática para reforçar o projeto Oficina de Texto, que estimula alunos a criarem versões únicas de uma obra literária, em parceria com figuras do cenário artístico e intelectual do país.

Em um bate-papo descontraído com o portal Planeta Educação e outros convidados presentes, o escritor contou um pouco sobre sua história de vida e destacou a importância do contato das crianças com o livro, desenvolvendo a leitura e a escrita.


“As escolas tem que ensinar a ler, escrever e contar. Ninguém pode ir para a internet sem passar pelo livro”, disse.

O escritor destacou que apesar do surgimento da internet e de muitas outras tecnologias, o livro não pode ser deixado de lado pelos estudantes e pela geração que está crescendo. “Sem as obras, como vamos poder manchar o livro com uma lágrima? Guardar uma flor no meio das suas páginas?”, indaga.

Ziraldo também mostrou-se assustado com a forma de ensino que muitas escolas adotam por todo o país e destaca a importância de uma mudança. “Eu fico muito assustado com as deficiências do ensino fundamental brasileiro. Como não enxergam o óbvio?”, indagou.

Ziraldo na Bett/Educar Educador. Crédito: Divulgação/Andréia Naomi Segundo o cartunista, autor de obras famosas como “O Menino Maluquinho”, muitas instituições de ensino estão preparando seus alunos para uma realidade que não existe. “Temos que preparar as crianças para a realidade do país. A escola não ensina o significado das palavras, somente sua gramática”, afirmou.

Ziraldo destacou suas viagens pelo país e afirmou que está em luta constante por esta mudança. “O ensino fundamental brasileiro acabou com o ditado e o conceito de letra bonita não existe. O caderno de caligrafia também já não existe mais. Acabei virando um batalhador da questão do ensino fundamental no Brasil”, disse.

O escritor também aproveitou a oportunidade para contar um pouco sobre a série de livros que está elaborando atualmente. "Estou fazendo uma série de 10 livros, um por ano. Comecei com 75 anos e tenho pelo menos quatro anos de vida ainda, já que estou no sexto exemplar", brinca.

Oficina de Texto

Dentro do projeto Oficina de Texto, Ziraldo marca presença com três propostas. A primeira é “O que você fez pelo seu planeta hoje?”, uma oficina do texto em formato de gibi em que uma turma de personagens jovens criados exclusivamente para a atividade – os Zix - vão mostrar como boas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença para as pessoas e para nosso planeta.

Outra proposta de Ziraldo reeditada neste ano é “Ih! Entrei na história errada!”, que apresenta aos alunos oito fábulas bem conhecidas para serem “reescritas”, misturando personagens e cenários para criar uma história nova, a partir de cenários, personagens e outros elementos desenhados pelo famoso cartunista e escritor.

Já na oficina “Circo Maluquinho”, os alunos poderão trabalhar com ilustrações supercoloridas e escrever a história de um circo incomum, onde o palhaço é trapezista, o mágico é palhaço, o equilibrista é o homem forte, a bailarina faz mágicas, o homem-bala anda na corda bamba… Esta oficina é a primeira com Ziraldo em que os livros estão sendo impressos em cores.

O evento

O encontro com Ziraldo aconteceu na sexta-feira, 23, em São Paulo, durante a Educar Educador/Bett Brasil, uma série de eventos e feira de exposições que reuniu as tendências e novidades tecnológicas que estão sendo incorporadas na área de educação.

Diversos especialistas da área estiveram presentes no evento, entre eles professores, gestores escolares, consultores e profissionais do governo que atuam em projetos de tecnologia e inovação dentro da educação. Pelé, Gustavo Borges e muitos outros destaques também marcaram presença na feira.

As atividades incluíram palestras, mesas de debate, talk shows, painéis, workshops, troca de experiências e relatos individuais de pessoas que possuem projetos específicos na área.

Muitas das palestras que aconteceram durante o evento foram focadas nas novas tecnologias que estão surgindo e como o professor pode usá-las para melhorar a dinâmica da sala de aula e fazer com que a interação dos alunos seja ainda maior.

Leia também...
# Evento destaca tendências e novidades tecnológicas na educação

# Plataforma reúne aulas de tecnologia, design e negócios

# Planeta Educação participa do maior encontro de tecnologia educacional no Brasil

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)