Com o intuito de disseminar e estimular a troca de conhecimentos sobre quais são as possibilidades e inspirações para construir uma educação de qualidade, a edição 2014 da feira e congresso Educar Educador vai debater os rumos do setor no Brasil. “É fundamental falarmos de educação olhando para frente. As crianças que estão na escola hoje vão ser adultos em uma realidade diferente da atual, com novas tecnologias, contextos e práticas”, afirma Vera Cabral, consultora de educação da Bett Brasil.
Há mais de 20 anos no mercado educacional brasileiro, o evento no ano passado foi comprado pelo grupo europeu que organiza a Bett Show, feira internacional voltada a tecnologias educacionais. Ao todo, seis congressos pedagógicos vão acontecer simultaneamente entre os dias 21 e 24 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista. São eles: Bett Brasil, sobre educação e tecnologia; 21o Educador, que debaterá os rumos da educação; 10º Educador Management, que aborda temas de gestão de educação; 11º Avaliar, sobre avaliação educacional; 9 º Infância & Cia, sobre temas de educação infantil e séries iniciais; e 3º Profitec, relacionado a educação profissional e tecnologia.
Todo o evento foi estruturado em torno da temática “Uma verdadeira imersão para a excelência em educação. Que rumo seguir?”. Na tentativa de responder a essa questão uma das palavrinhas mais recorrentes entre os educadores é colaboração. “Hoje em dia a busca por soluções envolve todo mundo, Estado, gestores, empreendedores. É unânime o desejo por uma educação melhor, de qualidade. Não é um anseio exclusivo do setor público, mas sim da sociedade como um todo”, reforça Vera Cabral.
Isso reflete também na diversidade das especialidades dos mais de 200 palestrantes convidados para o evento. Entre eles têm educadores, sociólogos, jornalistas, pedagogos, especialistas em tecnologia da informação, em marketing, arquitetos, filósofos e até uma futurista – afinal, a proposta é exatamente debater o futuro da educação.
A futurista é Beia Carvalho, que também é consultora de negócios. Para ela, pensar no futuro da educação é pensar em mudança. “Entender que o mundo está mudando e que isso vai refletir em todas as áreas já faz as pessoas pensarem diferente e se abrirem para o novo. O nosso modelo de educação está atrasado e precisa se transformar para se adequar as novas demandas sociais”, explica.
Ela questiona inclusive quem serão os principais atores dessa mudança. Argumenta que grandes ideias que transformaram setores inteiros não partiram de iniciativas internas. Por exemplo, sites como o Booking.com e o TripAdvisor de reservas on-line e avaliação de hotéis e restaurantes, que transformaram o setor por facilitar as transações e reunir opiniões de clientes, não foram feitos por proprietários de estabelecimentos. Outro caso é o PayPal, sistema de transferência de dinheiro e pagamentos on-line, que não foi criado por instituições financeiras.
“Nessa linha, talvez na educação a solução não esteja apenas entre os educadores. Para uma revolução ou uma renovação acontecer, é necessário aproximar da discussão inclusive gente que não tem nada a ver com educação. A heterogenia de visões, de áreas e de idade enriquecem muito o debate, principalmente quando trabalham juntos em prol de um objetivo comum.”
Para quem se interessar em participar do evento e de debates como este, as inscrições para as palestras podem ser feitas pela internet e custam entre R$700 e R$1.400. A entrada na feira é gratuita.
Fonte:
Porvir
# Por internet rápida em escolas, ONG cria teste on-line
# Programa incentiva startups educacionais com projetos em fase inicial
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular