O programa Escola Vai Para Casa, que atendeu os familiares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Osasco (SP) acaba de ser ampliado nas escolas de educação infantil, que visa estreitar a relação família-escola, promovendo o desenvolvimento individual do estudante e sua inserção no universo coletivo. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Planeta Educação.
Escola Vai Para Casa desde que foi implantado, já contabilizou mais de 45 mil visitas à casa dos alunos participantes, o que resultou no aumento da participação dos familiares nas reuniões de pais, além de promover o acompanhamento dos responsáveis nas atividades escolares dos filhos.
Os pais e responsáveis pelos alunos de zero a três anos de idade matriculados em 46 unidades educacionais entre: CEMEIs (Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil), CEMEIEFs (Creches e Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), CEUs (Centros de Educação Unificada) e creches aprovam a iniciativa da Prefeitura de Osasco.
Márcia de Souza Rodrigues tem seu filho matriculado na Creche Ezio Melli. Ela recebeu recentemente a visita do agente educacional e disse se sentir valorizada e acolhida com a iniciativa. “É muito bom saber que a escola do meu filho se preocupa com ele a ponto de enviar um agente até minha casa, que quis saber como foi minha gravidez e meu parto. Agradeço por esse programa. Ele vai incentivar muitas mães a investirem nos seus filhos”, opinou.
Na mesma unidade estuda a filha de Daiane Silvino dos Santos, que classifica como “fundamental” a visita da escola. “Esta iniciativa faz com que as crianças se sintam importantes. Além disso, orienta os pais a conversar com seus filhos, agir com responsabilidade e criar seres humanos para um futuro melhor”, disse.
A secretária de educação, Profª Régia Gouveia Sarmento, salienta que o Escola Vai Para Casa, possibilita traçar o perfil das famílias e identificar possíveis entraves que possam prejudicar o desenvolvimento infantil, “contribuindo para uma aprendizagem e socialização significativas na fase da vida em que os alunos sofrem grandes transformações e descobertas”, conclui.
Durante a visita, o agente educacional colhe com os pais e/ou responsáveis da criança informações importantes sobre sua vida, que vão desde detalhes sobre o período de gestação da mãe, forma de parto, passando pela configuração da família, perfil da criança, seus hábitos, sua relação com os demais moradores da casa e seu envolvimento com a creche que a criança frequenta.
# DF recebe Selo de Território Livre do Analfabetismo
# Enem abre cinco oportunidades de estudo para os jovens
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular