Os alunos da rede municipal de Pindamonhangaba (SP) aprendem matemática de forma lúdica. Essa é a metodologia aplicada pela Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Planeta Educação, por meio do programa Matemática Descomplicada. O programa visa estimular os alunos a desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos e brincadeiras.
Entre as ferramentas levadas para sala de aula está o Jogo da Centopeia, usado para resolver situações-problema de forma rápida e dinâmica, estimular cálculo mental e incentivar a interação, cooperação e socialização. Trabalhar os conceitos dos diferentes tipos de unidades de medida também ficou mais fácil com o Trilha das Medidas. Para cada resposta certa, o aluno avança uma casa. Vence quem mais acertar e chegar ao final da trilha.
A aluna do 4º ano da Escola Municipal Dulce Pedrosa, Kamily Vitória Lemes Oliveira, se adaptou às novas propostas. “A aula de Matemática Descomplicada é muito divertida, nós sempre aprendemos algo novo com a ajuda da professora, como contas de adição, subtração, multiplicação e divisão”, conta. “O programa é super legal, é um apoio para a gente, que aprende muito com as aulas divertidas e animadas. Está cada vez mais legal”, afirma Sarah Julia, também do 4º ano.
A gestora da unidade escolar, Cristina Miranda Norberto, explica que o Matemática Descomplicada favorece intensamente o processo de ensino e aprendizagem. “Aulas dinâmicas, onde o aluno constrói juntamente com o professor/mediador o conhecimento, vivenciando práticas de estudo e pesquisa, gera resultados notáveis”, garante.
Com apoio da Planeta Educação, os educadores recebem formação para que possam colocar em prática a nova metodologia. Além disso, a empresa disponibiliza mediadores de aprendizagem, que auxiliam os professores nas práticas pedagógicas. “Os mediadores são disponíveis e sempre atentos às necessidades dos alunos, além do suporte que oferecem em sala de aula”, enfatiza a gestora Cristina Miranda Norberto.
De acordo com a professora Rosana Rabelo de O. Alves, o programa abriu muitas portas aos alunos e, principalmente, aos professores. “Significa, dentro da sala de aula, oportunidade de novos aprendizados, a construção do conhecimento por parte dos alunos e o desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências de uma forma lúdica e alegre”, finaliza.
O programa possibilita desenvolver o raciocínio lógico matemático por meio de atividades lúdicas, devidamente planejadas e integradas ao currículo acadêmico, estabelecendo relações com o jogo e os conceitos matemáticos. Está disponível para atender as necessidades dos educadores e alunos dentro de um pressuposto que conjuga qualidade, conhecimento, competência e garantia de resultados.
# FNDE fixa novas datas para renovação de contratos do Fies
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular