Os alunos da rede estadual de ensino que se preparam para a maratona de vestibulares têm mais uma opção de estudo. É o Cursinho Pré-Universitário Online da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A plataforma oferece conteúdo complementar às aulas regulares para todos os 1,8 milhão de estudantes matriculados no Ensino Médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O curso também está disponível para alunos que estudaram na rede entre 2010 e 2013.
Para utilizar a plataforma desenvolvida pela Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais) não é preciso fazer matrícula. Basta informar o RA (registro de aluno). O conteúdo é interativo e os testes são baseados em questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp. A Secretaria também disponibiliza no mesmo sistema um simulado preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
No cursinho, o participante tem orientação simultânea sobre os erros e acertos das perguntas, com indicações dos conteúdos e materiais de referência que devem ser aprofundados em cada assunto e que podem ser levados para a sala de aula e discutidos com os professores.
O curso virtual é ainda uma oportunidade extra para rever o conteúdo do ciclo e testar a experiência da realização de provas seletivas, como o controle do tempo, por exemplo.
“Oferecer ferramentas e orientações para os nossos alunos que tenham o interesse de ingressar no ensino superior é uma das ações da Secretaria. O cursinho complementa a preparação para o vestibular e está disponível 24 horas por dia”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) nos cursos de Licenciatura (Química, Física, Biologia e Matemática) e Engenharia (de Produção e de Computação). Os alunos têm até o dia 16 de maio para se cadastrar no site da instituição.
Em maio, no dia 25, acontece a primeira fase do vestibular de inverno da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). São oferecidas ao todo 420 vagas para os cursos de agronomia, zootecnia e as engenharias ambientais, civil, controle e automoção, produção, elétrica e mecânica.
Fonte:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
# FNDE fixa novas datas para renovação de contratos do Fies
# Veja outras notícias do Planeta Educação
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular