Notícia
Professora desenvolve programa de ensino híbrido com alunos do ensino fundamental - 30/04/2014 15:06:24

Professora desenvolve programa de ensino híbrido com alunos do ensino fundamental


Um ambiente colorido, com sofá, mesinha de café, aquário, luzinhas de natal e luminárias espalhadas. Essa poderia ser uma simples descrição de uma sala de estar, mas não é. Essa é a sala de aula dos alunos do 4o ano da escola pública Burnett Elementary, na Califórnia, Estados Unidos, numa região em que metade da população é imigrante.

A responsável pelo ambiente é a professora Alison Elizondo, que diz que sua sala de aula é o um dos principais fatores para seu programa pedagógico ser bem sucedido. Não é por acaso que seus alunos têm uma taxa de proficiência que chega aos 80%. A professora desenvolveu um programa de ensino híbrido, chamado We <3 2 Learn (Nós amamos aprender, em tradução livre), que faz uso de plataformas on-line para inverter a sala de aula e colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizado. “É um ambiente solidário, onde um aluno ajuda o outro e torce pelo outro”, conta a docente que esteve esta semana no Brasil para participar da edição 2014 do Transformar.

Ensino híbrido, na minha definição, é uma combinação balanceada dos recursos on-line e tecnológicos, com as melhores práticas pedagógicas. É o equilíbrio entre esses elementos”, afirma Elizondo, que ressalta: “O professor não precisa mais ficar na frente da sala, dando uma aula única para a turma toda, sem considerar as variadas formas e ritmos de aprendizado de cada aluno. Hoje temos recursos para fazer isso de uma maneira melhor”.

Um laboratório rotacional dentro de sala

Alison divide as aulas em cinco momentos de 25 minutos e vai rotacionando as atividades, de maneira que todos os alunos seguem juntos nas diferentes etapas. As quatro primeiras são referentes a conteúdo e a última, a reflexão.

“Plataformas como a Khan Academy permitem esse tipo de abordagem, pois personalizam o aprendizado. Elas criam dados sobre a evolução e o desempenho dos alunos em cada conteúdo estudado. Assim, acabam por personalizar o papel do professor, que, quando passa a ter acesso a essas informações, sabe exatamente o melhor modo de ajudar cada aluno em suas dificuldades específicas”, argumenta a professora. Assim, o começo é com plataformas adaptativas, como a Khan Academy. A segunda etapa é focada no currículo base, em que, em grupos, os alunos criam e resolvem problemas baseados nos conteúdos obrigatórios. Em seguida, eles fazem uma aplicação prática do problema, tentando aproximá-lo de suas vidas cotidianas e propõem uma solução para aquela situação. Depois, fazem vídeos tutoriais de como lidaram com os desafios, para deixar de instrução para os outros grupos. Por último, eles refletem sobre o que aprenderam, no que foram bem e o que precisa ser trabalhado e a professora decide como pode ajudá-los.

Além de aprimorar o processo de aprendizado dos conteúdos obrigatórios, esse tipo de abordagem, segundo Alison, também auxilia na formação do aluno em competências úteis para a vida. A escola ela onde leciona tem como diretriz o foco nas habilidades que os alunos precisam desenvolver para o século 21. “Salman Khan já falou em uma de suas palestras que 65% dos empregos que meus alunos vão ter ainda não foram criados. Não sabemos quais habilidades técnicas eles vão precisar para esses empregos, mas sabemos que precisam saber se comunicar, a trabalhar colaborativamente, ser criativos, pensar criticamente e resolver problemas”, analisa a professora que completa: “Podemos ensinar isso tudo mesmo sem saber como será o futuro”.

Sobre o motivo de seu programa funcionar bem e aproximar os alunos da escola, a resposta da professora vem sem hesitação: “Acho que, para qualquer programa ter sucesso, as crianças precisam ser livres para arriscar e para errar. A tecnologia tem um papel importante na abordagem e contribui muito para essa liberdade. Quando os alunos se sentem mais estimulados e inspirados, passam a entender que o aprendizado é contínuo durante a vida, que não é restrito ao ambiente escolar”.

Fonte: Porvir

Leia também...
# Dilma elogia esforço dos alunos do Pronatec

# MPs fiscalizam escolas públicas e cobram soluções do Poder Público

# Projeto leva educação para além dos muros das escolas

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)