Aconteceu na última quinta e sexta-feira, 24 e 25 de abril, a segunda edição da Conferência Internacional de Educação: Inovação Acadêmica, na Costa do Sauípe/BA. O evento reuniu profissionais do ensino superior e da educação básica, que discutiram sobre temas como Ensino a Distância (EAD), uso de games na educação, impacto dos Moocs (massive online courses), metodologias ativas, perfil do professor, entre outros.
Com a participação de profissionais das universidades de Harvard, Toronto, Olin College, Tecnológico de Monterrey e outras instituições internacionais e nacionais, a Conferência debateu os principais cases na área de Educação e mostrou como os educadores estão usando as novas metodologias em sala de aula.
Entre os destaque do primeiro dia do evento esteve Álvaro Neves, da Universidade Federal de Viçosa, que mostrou como utiliza o método Peer Instruction para inverter a sala de aula e elevar o índice de aprendizado de seus alunos. Outro destaque foi Marcilene Bueno, do Centro Universitário Salesiano (UniSal), que falou sobre metodologias ativas e o perfil do professor. Marcilene também mostrou como a criação do Laboratório de Metodologias Inovadoras, na UniSal, está contribuindo para a pesquisa de novas metodologias aplicadas à realidade de ensino no Brasil.
Já o segundo dia do evento começou com a palestra de Tony Chambers, da Universidade de Toronto. Chambers discutiu sobre o sucesso e como ele afeta os resultados dentro das instituições de ensino. "Um aluno de sucesso não é aquele que sai da faculdade com uma vaga de trabalho, e sim aquele que desenvolve e aprende o significado da vida", destacou.
Segundo Chambers, as pessoas precisam pensar em todas as etapas da vida do estudante ao definir sucesso, já que outros fatores também influenciam neste resultado. "Quando nós pensamos em sucesso, sempre pensamos no resultado da educação de uma pessoa: conseguem um trabalho, se casam, formam uma família. No entanto, é preciso pensar e todas as etapas do processo de desenvolvimento deste aluno, que inclui o acesso à educação, persistência, performance e conclusão", afirmou.
Outro tema discutido durante o evento foi a gameficação na Educação, onde Lynn Alves mostrou as etapas para o desenvolvimento de jogos educativos e também exemplos de escolas que utilizam os games em sala de aula. Segundo Lynn o tema ainda é novo no país e não existem muitas publicações nacionais específicas. "Para entender de gameficação a primeira coisa é jogar. Depois disso é importante ler bastante. No Brasil ainda não existem muitas obras sobre o tema, mas fora do país a quantidade de livros específicos é grande", disse.
Entre os palestrantes também esteve Carlos Souza, do Veduca, portal nacional que reúne uma série de Moocs. Carlos destacou que o objetivo da plataforma é democratizar o acesso à educação de alta qualidade com tecnologia. "Esta educação com tecnologia é inevitável e irreversível, portanto temos que abraçá-la. É uma oportunidade única para colocar o Brasil no topo dos rankings", destacou.
O evento reuniu cerca de 200 profissionais da área de Educação de mais de 15 estados diferentes da federação. A conferência teve a cobertura do Portal Planeta Educação, Jornal A Tarde e outras mídias.
# Encontros em SP discutem o futuro da educação
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