Notícia
Educadores de São João da Boa Vista (SP) comemoram nova formatação da jornada integral nas escolas - 25/04/2014 13:52:04

Educadores de São João da Boa Vista (SP) comemoram nova formatação da jornada integral nas escolas


Foi apresentada no dia 22 de abril a nova formatação da jornada integral na rede de ensino municipal de São João da Boa Vista (SP). Parceria da Prefeitura com a Planeta Educação, o projeto atende alunos do Ensino Infantil e Fundamental de nove escolas por meio de oficinas pedagógicas no contraturno das aulas regulares.

As novas oficinas foram apresentadas à equipe técnica do Departamento de Educação e às equipes gestoras das escolas na UNIFAE. Os professores das escolas atendidas serão sensibilizados a partir desta quarta-feira, no próprio Departamento de Educação (Rua João Pessoa, 64, Vila Conrado).

“As equipes do Departamento de Educação, gestores e professores foram chamados a participar desta ação para que todos saibam como a nova formatação do integral vai acontecer e assim falar a mesma língua. As oficinas do integral acompanharão a grade do ensino regular e, por isso, nossos profissionais precisam estar por dentro do seu funcionamento”, disse a diretora do Departamento de Educação, Vera Lúcia Oliveira Munhoz.

O programa terá início no dia 28 de abril e as antigas oficinas de “Atividades Artísticas e Culturais” foram divididas em outras duas: “Dança” e “Música”. Já “Recreação Dirigida/Interação Social” passa a se chamar “Jogos Cooperativos”. As oficinas de “Xadrez” ganham o título de “Jogos de Tabuleiro”, ampliando as possibilidades em relação aos jogos desta modalidade. “Experiências Matemáticas” recebe o novo nome de “Jogos e Raciocínio Lógico”, enquanto a oficina “Hora da Leitura” se transforma em “Jogos de Linguagem”, possibilitando o acesso dos alunos a jogos simbólicos e contação de histórias. As oficinas de “Inglês” continuam, assim como a oficina de “Orientação para Estudo”. A novidade fica por conta da oficina “Vida Saudável”, com orientações sobre bem estar e saúde.

Para o prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, essas oficinas irão contribuir para a melhoria da educação das crianças da cidade. Segundo ele, o município está se antecipando a uma exigência do Governo Federal de implantar a escola em tempo integral até 2020. “Sou de uma época em que o estudo não era fácil. Hoje a criança tem a oportunidade de estar o dia inteiro na escola recebendo merenda de qualidade e desenvolvendo atividades pedagógicas que irão enriquecer seu aprendizado”, comentou o prefeito durante o evento.

Expectativa

A comunidade educacional de São João da Boa Vista está ansiosa para que a nova metodologia seja implantada. Para a assessora de projetos do Departamento de Educação, Eliane Merlo Urtado, esse projeto irá fazer com que os alunos estejam tão bem preparados quanto àqueles que estudam em escolas particulares. “Queremos que os nossos alunos tenham possibilidades de igualdade para uma inserção na sociedade, chegando, no futuro, a uma universidade federal e conseguindo um bom trabalho. Este programa dá esta oportunidade para os estudantes da nossa rede”, disse.

Já a diretora da EMEB Durval Nicolau, Eliza Medina, vê na parceria com a Planeta Educação uma oportunidade de crescimento para o projeto. “Minha expectativa é que venha acrescentar e ofereça uma nova formatação ao nosso trabalho. Precisamos buscar novos horizontes e estar sempre inovando. Que esta nova fase traga um horário prazeroso aos alunos. Nossa preocupação é que eles tenham oportunidades e um atendimento de qualidade”, comemorou.

Alessandra Martins, diretora da EMEB Luiza de Lima Teixeira, acredita que a nova formatação vai incentivar a formação cultural das crianças. “Achei excelente o conteúdo apresentado. Nossas crianças poderão desenvolver diversas atividades corporais e de movimento nas oficinas de Dança e Teatro. Temos um auditório muito bom que poderá ser utilizado para essas ações. Será um grande estímulo para eles”.

Jornada integral terá nova formatação nas escolas municipais de São João da Boa Vista (SP) Serão atendidas pela jornada integral as seguintes escolas: EMEB Carvalho Pinto, EMEB Germano Cassiolato, EMEB Luiza de Lima Teixeira, EMEB Maria Angelina Severino, EMEB Ziza Andrade, EMEB Durval Nicolau, EMEB Ziza Mello, EMEB Luci Teixeira da Cunha e EMEB Rosa Maria Telini Barrado.

Saiba mais sobre as oficinas

Dança – Inclui movimento, ritmo e experiências que favorecem a vida como um todo, possibilitando ao aluno se conhecer melhor, favorecendo a consciência corporal em benefício do social e humano.

Música - Desenvolve aptidões naturais ao ampliar o repertório musical, estimulando a oralidade, audição e apreciação de gêneros clássicos e contemporâneos.

Jogos Cooperativos - União, confiança e colaboração são palavras essenciais nos Jogos Cooperativos que, longe da competição, promovem a participação de todos por uma meta em comum, estimulando o trabalho em equipe.

Jogos de Tabuleiros - Jogos que estimulam o raciocínio, a concentração, o domínio próprio e o saber ganhar e perder, habilidades imprescindíveis para a vida escolar e pessoal.

Vida Saudável - Cuidado mútuo, atenção e atitudes que revelam respeito ao próprio corpo e ao bem-estar coletivo são itens essenciais que, à medida que o aluno tem contato com orientações gerais sobre vida saudável, são facilmente percebidos em seu dia a dia, abrangendo e beneficiando várias áreas do saber humano.

Jogos e Raciocínio Lógico - Valorizar a construção do pensamento lógico desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais por intermédio de jogos, atividades lúdicas e resolução de problemas que envolvam conceitos matemáticos.

Jogos de Linguagem - Vivências lúdicas que promovem aprendizagens reais e duradouras para a vida dentro e fora da escola.

Orientação para Estudo - Alunos estimulados e conhecedores da função social dos mais variados gêneros textuais e resolução de situações-problema nas diversas áreas do conhecimento.

Inglês - Oferecer o aprendizado de uma segunda língua com base nas quatro habilidades básicas: falar, ouvir, ler e escrever, a fim de sistematizar os conteúdos linguísticos, desenvolvendo habilidades de comunicação.

Leia também...
# Educadores têm até 30 de abril para conferir dados do Censo Escolar

# MEC prorroga prazo de inscrição para maratona digital

# Inep discute melhorias na avaliação das instituições de ensino superior

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)