No dia 28 de abril, você poderá acompanhar o Transformar 2014 pela internet! Em sua segunda edição, o evento vai apresentar experiências inovadoras concretas que estão transformando a educação no Brasil e no mundo. O Transformar é realizado em parceria pelo Inspirare/Porvir, a Fundação Lemann e o Instituto Península,
Apesar de o evento ser restrito a convidados, em 2014, ele será transmitido ao vivo on-line pelo Canal Futura. Você poderá ter acesso a essa transmissão pelo site do Futura e site oficial do Transformar.
O encontro trará expoentes com Mitchel Resnick (MIT – Media Lab e Scratch), Michael Horn (Clayton Christensen Institute), David Nicoll (Studio Schools Trust) e Zach Sims (Codecademy), dentre vários outros nomes de peso para debater inovação na educação. Estarão na pauta assuntos como personalização do ensino, aprendizagem híbrida, ensino de programação e de competências para o século 21.
Confira a agenda completa do Transformar e abaixo um pouco mais sobre os temas em debate!
Uma série de estratégias pedagógicas voltadas a entender e promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, respeitando as limitações e os talentos de cada um. O conceito leva em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes, e que são diversos seus conhecimentos prévios, habilidades e interesses. Com o desenvolvimento tecnológico, foi possível ter personalização em escala e, com isso, ela vem sendo apontada por especialistas como uma importante macrotendência em todas as etapas do ensino.
O termo ensino híbrido, conhecido em inglês por blended learning, se refere ao conjunto de práticas pedagógicas que combinam o aprendizado presencial com atividades on-line. Nessa metodologia, os alunos mesclam (por isso o termo blended, do inglês “misturar”) momentos em que estudam sozinhos ou em grupo, com o apoio de ferramentas tecnológicas e comunidades virtuais, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. A proporção dessa mistura varia muito e define subtipos de ensino híbrido. Qualquer que seja o subtipo utilizado, na etapa presencial, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem as interações interpessoais.
Com games, os alunos tanto podem adquirir conhecimentos em disciplinas tradicionais quanto desenvolver competências socioemocionais, como a capacidade de tomar decisões, de resolver problemas e de entender regras; o raciocínio rápido e estratégico; a antecipação, a colaboração e a perseverança. Já que a lógica que rege os games é a de avançar em fases de níveis crescentes de complexidade, o aluno fica tentado a evoluir no jogo, o que significa continuar aprendendo. O erro é aceito e é bem-vindo como parte natural do aprendizado. Errar, inclusive, desafia e motiva. Como nas plataformas adaptativas, os games também registram os passos do aluno, oferecendo ao professor informações importantes quanto ao grau de proficiência dos estudantes em cada conhecimento que precisam dominar.
A intenção de trazer os códigos para o ensino básico é fazer com que crianças e jovens se familiarizem com uma linguagem que é tida como uma das mais úteis para o século 21. Muitas são as vantagens atribuídas ao desenvolvimento da habilidade de programar: resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, raciocínio lógico-matemático, além de estimular que os alunos ganhem confiança e façam bom uso do universo digital. No Brasil, já estão surgindo iniciativas para estimular a aprendizagem de programação e consequentemente de todas as habilidades conexas, como o programaê.
O termo competências para o século 21 se refere a uma série de conhecimentos, habilidades, hábitos e traços de personalidade que, acreditam os educadores, ajudarão os alunos a serem bem-sucedidos em sua trajetória acadêmica e profissional, mas também em sua vida pessoal e em comunidade. Muitas vezes, o termo é substituído por sinônimos como competências não cognitivas, habilidades interdisciplinares, transversais ou socioemocionais. Essas capacidades transcendem as expectativas de aprendizado relacionadas a conteúdos acadêmicos e podem estar presentes nas rotinas de todas as disciplinas escolares.
Aqui, você pode ler notícias e assistir às palestras da primeira edição do evento.
Fonte:
Porvir
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