Notícia
Tecnologia inovadora para tratamento de resíduos é apresentada ao mercado - 11/04/2014 09:13:47


Tecnologia inovadora para tratamento de resíduos é apresentada ao mercado


Um seleto público de empresários e gestores públicos de todo o país compareceram à sede da Solum, para o evento de pré-lançamento da Vorax, unidade de tratamento de resíduos capaz de transformar lixo urbano, industrial e hospitalar em partículas vítreas que podem ser utilizadas como matéria-prima para produção de outros bens.

Os convidados foram recepcionados pelo presidente da empresa, Luis Namura Poblacion, que fez uma apresentação detalhada do equipamento, reforçando que a Vorax deverá, em pouco tempo, tornar-se sinônimo de tecnologia para o tratamento de resíduos sólidos. “Utilizamos a tecnologia Duo Therm, na qual um reator com duas fontes térmicas gera temperaturas elevadas capazes de dissociar moléculas de um material sólido, transformando-o em produtos com as mesmas características da brita, podendo ser destinados à pavimentação e construção civil, por exemplo”, disse.

Namura detalhou também as vantagens econômicas e ambientais do equipamento que recebeu, em 2013, a primeira Patente Verde do Brasil, deferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A inovação conseguiu o título em nove meses, tempo considerado recorde já que o Instituto leva de 5 a 10 anos para conceder uma patente. “O reconhecimento do INPI comprova a eficácia do processo, que tem rendimento energético alto e baixa taxa de formação de gases, além de não produzir cinzas e outras moléculas danosas ao ser humano e ao meio ambiente”, destacou.

Apresentação da Vorax, tecnologia inovadora para tratamento de resíduos Após a apresentação, os convidados se reuniram para presenciar o equipamento em pleno funcionamento. Ivan Paiva, diretor operacional da Mix Soluções Ambientais, empresa do setor de gestão de resíduos com sede na Bahia, classificou a Vorax como um equipamento inovador que surpreendeu a todos os presentes. “Ela pode ser a solução para o destinação dos resíduos, principalmente os perigosos e os de serviço de saúde no Brasil e também no mundo. Na minha área poderei proporcionar uma melhor alternativa no tratamento de resíduos para meus clientes, com o melhor custo do mercado, além de diminuir a poluição do meio ambiente”, opinou.

O empresário Rômulo Rodrigues disse que a primeira impressão foi muito favorável. “Acredito que a grande vantagem da Vorax seja não exalar gases danosos ao meio ambiente, além de transformar os resíduos em materiais inertes. Penso que há um grande campo de ação para o equipamento junto às unidades de saúde, pois o lixo hospitalar produzido atualmente é um grande problema, com custo altíssimo para ser retirado e tratado conforme as normas vigentes”, finalizou.

Leia também...
# Após atividades nas férias, alunos de Osasco (SP) contam com oficinas no contraturno das aulas regulares

# Empresa Solum lança tecnologia inovadora para tratamento de resíduos

# Pindamonhangaba (SP) prepara entrega de PC-Tablets e gestão informatizada da rede municipal de ensino

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)